Coluna da Folha: Palanques desarmados e parcerias firmadas

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2025 às 07:00

Foto: arquivo/reprodução

Sérgio Colin (MDB), prefeito de Toritama, Agreste Setentrional pernambucano, desde 2021 assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado por Edilson Tavares (MDB), seu antecessor. O jovem gestor, que exerce seu primeiro cargo eletivo, destacou os desafios e as prioridades de sua administração, com foco em solucionar problemas antigos e intensificar o crescimento do município. A maior prioridade de Colin é resolver a questão do abastecimento d’água, um problema que afeta cerca de 50% da população e que, para ele, é inadmissível em uma cidade tão produtiva como Toritama.

O prefeito também mencionou a relação com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele destacou que, apesar das diferenças políticas durante as eleições, a parceria entre a gestão de Toritama e do Estado está consolidada após o pleito. Segundo Sérgio, os palanques foram desmontados no dia seguinte ao resultado das urnas. Já com o ex-prefeito Edilson Tavares ao seu lado como secretário de Governo, Colin reforçou a importância de sua experiência e capacidade técnica para coordenar as ações de planejamento e execução da gestão.

A possibilidade de Edilson se lançar como candidato a deputado federal em 2026 também foi abordada, com Colin destacando o potencial de Tavares para representar a região no Congresso Nacional.

Com a gestão aprovada por mais de 90% dos eleitores, Colin segue com a missão de concretizar as promessas feitas durante a campanha. A BR-104, a ampliação do abastecimento de água e a continuidade do Polo de Confecções como um dos maiores geradores de empregos e renda do estado são as grandes bandeiras de seu governo.

Improcedente

A 106ª Zona Eleitoral de Caruaru (PE), no Agreste Central, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação ‘Caruaru Forte de Novo’ contra o prefeito Rodrigo Pinheiro (PDSB) e sua vice, Dayse Willyane Santos Silva (PSDB). A ação alegava abuso de poder político e econômico devido a suposta convocação de servidores públicos para atuar na campanha eleitoral.

Precaução

A prefeita de Floresta (PE), Sertão de Itaparica, Rorró Maniçoba (PP), enviou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma solicitação para a realização de uma vistoria na ponte sobre o Rio Pajeú, que tem apresentado sinais de comprometimento estrutural, com alguns pontos claramente cedendo. O pedido, feito inicialmente em 2023, ganha novo destaque após o desabamento da ponte sobre o Rio Tocantins, ocorrido no dia 22 de dezembro, que deixou 14 mortos e três desaparecidos.

Oportunidade

O prefeito de São Bento do Una, no Agreste Central de Pernambuco, Alexandre Batité (MDB), publicou o edital nº 01/2025 para a contratação temporária de 234 professores que atuarão na Rede Pública Municipal ao longo deste ano. As vagas abrangem ampla concorrência, pessoas com deficiência (PcD) e comunidades quilombolas, com remuneração calculada por hora-aula no valor de R$ 22,90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários