Em clima de comoção, o corpo do delegado da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, chegou a sua cidade-natal, Chã Grande (PE), na Mata Sul. Ele foi assassinado ontem (15), após ser abordado por um bandido no Bairro Santo Amaro (zona sul da capital paulista), o qual lhe roubou o celular e sua arma. Mesmo sem reagir, o delegado foi atingido por tiros nas costas. Ele chegou a ser encaminhado a um hospital, mas não resistiu.
Josenildo era bastante conhecido na cidade pernambucana. Além de ser aprovado em concurso para delegado em São Paulo, ele havia conquistado aprovação em Pernambuco e na Paraíba para o mesmo cargo.
De acordo com o Blog Política no Forno, quando de sua aprovação, a Câmara de Chã Grande aprovou uma Moção de Aplausos, reconhecendo a importância da conquista de Belarmino Júnior e o quanto ele serviu de inspiração para tantas pessoas, além de orgulhar sua cidade. Menos de um ano após familiares e amigos do delegado chorarem de alegria por aquele momento, o choro agora é de tristeza. O velório e sepultamento do delegado serão realizados hoje.
O suspeito de matar o delegado está sendo procurado pela PCSP. Outros dois suspeitos na participação do crime também estão sendo investigados.