A Chuva e as Uvas

por Carlos Britto // 11 de outubro de 2009 às 21:20

O leitor Josival Amorim enviou ao Blog um artigo interessante sobre os dois lados das chuvas na região: A mesma água dos céus que traz alívio e alegria para o homem do sequeiro é a mesma que aflije os fruticultores que investem no cultivo da uva. Confiram:  

chuvas_fortesAgora, quando o sertanejo das áreas de sequeiro “alegram-se pela natureza” os irrigantes sofrem pela mesma razão.

Neste momento as chuvas se constituem em fato duplamente importante. Bom para o sequeiro, mas péssimo para a produção de UVA

Pela tecnologia, a combinação clima, irrigação e solo fazem desta região uma alternativa de produção e renda. Todavia, temos muito que aprender para continuarmos avançando.

A região já contava com uma queda de mais ou menos 30% na produção de uva sem semente, atribuindo-se ao clima (temperatura umidade relativa do ar, pressão atmosférica e etc.). Agora pelo próprio clima (se as chuvas continuarem) a região perderá mais, em torno de 30%. E, assim, poderemos chegar a uma perda total de até 60%.

Os produtores não suportam, principalmente pelos acúmulos dos prejuízos dos anos anteriores.

Sofremos todos, produtores, comércio local e toda massa trabalhadora que depende da principal atividade regional.

Isto tudo não pode ser determinação de Deus. Deus criou um cenário com palco, atores e fatores. Se a peça agrada a uns e desagrada a outros, não se deve responsabilizar a Ele. Pela capacidade dos atores podemos sorrir ou chorar. Afinal ele quer o bem de todos.

É uma atividade importante, mas de alto risco. Ela é imprescindível até como política de governar, mas não se pode permitir que somente os produtores e trabalhadores corram o risco.

Esta atividade precisa de um sistema de seguro, do contrário continuaremos dando dois passos pra frente e três pra trás.

Emfim não é fácil solucionar problema assim. O seguro, somente, também não basta. Precisamos de outras ações de controle da produção e de formação de mercado interno.

Para tudo dependemos de investimento na tecnologia e na formação de mentalidade nova nos produtores, na formação de pessoal, na pesquisa e na formação de mercado interno para que se possa explorar a capacidade que a região tem de produzir fora da janela de exportação.

Bem, eu sei muito pouco para falar sobre as soluções do problema, mas o suficiente para sentir a necessidade de se aprofundarem as discussões.

A Chuva e as Uvas

  1. São Pedro disse:

    Ainda nem começõu a chocer direito, daqui a alguns anos não poderá cair uma só gota nessa região.

  2. PRODUTOR DE UVA disse:

    O SR JOSIVAL TRATA DE UM TEMA SERIO E QUE EM OUTRAS OPORTUNIDADES ALGUNS COMENTARISTAS DO BLOG SE INSINUAM COM BRINCADEIRAS E DESDÉM COMO O ANTERIOR!
    EVIDENTEMENTE A AGUA QUE CAI NAO FAZ PARTE DO CONTROLE DA NATUREZA HUMANA, MAS O QUE GOSTARIAMOS DE AFIRMAR É QUE, PARA PETROLINA/JUAZEIRO E REGIAO ISTO SIGNIFICA A QUEBRA DA PRODUÇAO PARA UMA CULTURA QUE DISTRIBUI RECURSOS PARA 4 OU 5 PESSOAS POR HECTARE, EMPREGO DIRETO, SALARIO GARANTIDO COM TODAS AS PRERROGATIVAS DA CLT, FAZ-SE UMA CONTA SIMPLES E SE VE A QUANTIDADE DE GENTE EMPREGADA, OS PRODUTORES NAO SUPORTAM MAIS ASSIMILAR FRUSTRAÇAO DE SAFRA NEM TAMPOUCO TEM APOIO DO GOVERNO, A VERDADE É QUE MUITOS ESTAO DEIXANDO A ATIVIDADE E ABANDONANDO SUAS FAZENDAS!

  3. Marivaldo disse:

    É simples, colocar mecanismos de cobertura nas plantações para proteger contra chuvas fortes. kkkkkkk!

  4. David nomero De Macedo disse:

    CONTRA FORÇA DA NATUREZA NADA É PERFEITO.

    AGRICULTURA É DE RISCO, POR ISSO DEVERIA TER SUBSIDIO, MAS NO BRASIL É O CONTRARIO.

  5. empreendedor disse:

    São muitas as providencias que poderão ser tomadas a longo e médio prazo.
    A cobertura funciona para uma pequena chuva, porque se ela segue caindo a água da cobertura termina acumulando muito nas entre linhas, a planta absorve muito e perde a fruta. O sistema de aplicação não é nada prático. A cobertura permanente alem de cara termina criando micro clima no ambiente da planta e gerando outros problemas. Se existisse uma cobertura com acionamento automático para cobrir rapidamente, como se acionando uma chave elétrica a cobertura se estendesse na hora da chuva e se recolhesse depois da chuva. Mesmo assim, com chuva muita não há solução porque termina a agua chegando nos cachos e as bagas racham.
    Mais tarde voltarei a comentar este caso

  6. Produtor disse:

    A COLOCAÇAO DE COBERTURA PERMANENTE É VIÁVEL DO PONTO DE VISTA DA SEGURANÇA E DA RAPIDEZ COM QUE SE ABRE E FECHA A COBERTURA, NO CASO DA UVA OUTROS AGRAVANTES PODEM OCORRER SE FOR FECHADA A ÁREA, UMIDADE, VENTILAÇAO, ETC.
    O GOVERNO NAO FINANCIA PRA NOS NEM A PRODUÇAO IMAGINE OUTROS EQUIPAMENTOS MAIS CAROS!!
    ALGUNS OUTROS MENOS INFORMADOS ACHAM QUE O PRODUTOR SO GANHA! MERA ILUSAO… O RISCO… AS PERDAS… A COMERCIALIZAÇAO E A INSTABILIDADE DE CAMBIO NOS FAZEM MUITO AUDACIOSOS, SO QUEM ESTA NO JOGO ARRISCA… QUEM DE FORA NAO EXPERIMENTA PENSA QUE E MUITO FACIL!!
    OUTRA COISA, EMPREGO… NINGUEM QUER EMPREGAR MAIS… VEJAM OS BANCOS… OS SUPERMERCADOS….AS LOJAS… REDUZEM AO MAXIMO AUTOMATIZANDO… NOS TRABALHAMOS COM O ARTESANAL…
    É DURO…

  7. DE OLHO NOS POLITICOS E NOS ELEITORES CEGOS disse:

    O POVO NÃO SABE O QUE QUER SE CHOVE RECLAMAM, E SE NÃO CHOVE RECLAMAM DO MESMO JEITO.
    A AGRICULTURA É IGUAL UM JOGO TANTO PODE GANHA COMO PERDE SE NÃO QUER PERDER NÃO PLANTA.
    SEM ÁGUA NIMGUÉM PLANTA E NEM COLHER OU PESSAM QUE O RIO NÃO PRECISA DE ÁGUA.
    SEM ÁGUA NIMGUÉM VIVE TODO SER VIVO PRECISA DE ÁGUA.
    PRINCIPALMENTE O NORDESTINO QUE VIVE PEDIDO A DEUS QUE MANDE CHUVA PRO SERTÃO.
    O RESTO É SÓ ILUSÃO SEM CHUVA NINGUÉM VIVE NÃO.
    ÁGUA É FONTE DE VIDA.

  8. Lucas Cabral disse:

    Quando se perdiam cebola por causa da chuva, não se via tanta choradeira, agora quando eles perdem um pouco, tome choradeira…

  9. Empreendedor disse:

    Ninguém é contra a chuva. Por favor não confundam.
    Depois, tira Deus desta questão, que ele não tem nada a ver com isto. Deus Fez tudo e nós temos que administrar tudo. As aberrações do clima por exemplo são consequencias da intervenção do homem ao longo de sua existencia, deserespeitando a natureza.
    Ao São Pedro lá em cima, devo dizer que Ele deveria entender de chuva e não de uva. Quem entende de chuva é São Paulo e lá, apesar de poucos os devotos de São Paulo, chove muito mais. No Nordeste, chove pouco onde se festeja São Pedro,

  10. Josival disse:

    Britto,
    Por favor duas correções:
    1 – Os fruticultores não são irrigados. Nós irrigamos a fruteira.
    2 – Queira considerar o tradicional Em fim, Juntos. Assim Enfim juntos. Depois lhe conto, pessoalmente, a piada de Jucas Chaves com o Enfim juntos

  11. David nomero De Macedo disse:

    COMPARA UVA COM CEBOLA, MEU AMIGO VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE PRODUÇÃO.

    CEBOLA AGUENTA MAIS DE MÊS DE CHUVA, UVA NÃO.

  12. Serra pé frio. disse:

    A culpa foi de Serra que veio fazer essa visita se apresentando como amigo dos nordestinos. Tome chuva.

  13. Watergate disse:

    Os produtores que me perdoem, mas por mim caia um diluvio nessa cidade quente!

  14. RICARDO FREIRE disse:

    É VERDADE AS UVAS NÃO AGUENTAM CHUVA, MAS PARA PARAR A CHUVA SO DEUS INTERFERINDO rsrsrsrsrsrs, EM PETROLINA OS PRODUTORES FICAM SE PRENDENDO APENAS PLANTAR UVA, MANGA,CEBOLA E ALGUMAS FRUTAS , EU NÃO ENETNDO TANTOS TÉCNICOS AGRICOLAS , ENGENHEIRO AGRONOMO E MESTRADOS PRA QUE? SO PARA ENSINAR PLANTAR AS FRUTAS CITADAS, SERÁ QUE NINGUEM PERCEBEU QUE AQUI TEM CONDIÇÕES DE PLANTAR OUTRAS FRUTAS E ATÉ PELO INCRIVEL QUE PAREÇA ” SOJA ” ISSO MESMO, IRRIGADA E VALE DEZ VEZES MAIS DO QUE UVA E MANGA E É TODO EXPORTADA , O TERRENO TEM TODAS CONDIÇÕES PARA O PLANTIO E SE CHOVER NÃO VAI PREJUDICAR EM NADA A PLANTAÇÃO PELO CONTRÁRIO VAI MELHORAR, A SOJA SO TEM UM PONTO FRACO NÃO DAR MUITO EMPREGOS PORQUE SUA COLHETA É FEITA POR MÁQUINAS COLHEITADEIRAS E UM TRATOR CAÇAMBA AO LADO , ABRAM OS OLHOS PRODUTORES MAIS INFORMAÇÕES EM BARREIRAS-BA.

  15. Empreendedor disse:

    Meu caro Ricardo Freire,
    Produção irrigada tem um custo muito alto. Soja, fejão milho e outras não cobrem os custos com irrigação. A soja é uma cultura que exige grandes áreas. É uma cultura de economia de escala. Ela é praticada em grandes áreas, para ser altamente mecanizada. Se esta cultura fosse feita manualmente não seria econômica nem nas áreas de boa pluviosidade, quanto mais se dependendesse da irrigação.
    A realidade agrícola Brasileira seria melhor se o governo fizesse um belo dum planejamento agícola, compatibilizando melhor a oferta e a procura dos produtos agrícolas, dando-se um tratamento especial de financiamento e seguro agícola e priorizando o cultivo de cada cultura de acordo com a aptidão de cada região. Mesmo assim, tudo teria que ocorrer num sistema de absoluto controle, pra turma não fazer uso do poder na transformação das facilidades em privilégios e desvios de recursos. Com certeza, se houvesse este planejamento. esta região se destinaria para fruticultura e para produção de outras culturas menos nobres , mas de primeira necessidade, como um pulmão para evitar importar quando, por infortúnio qualquer, haja frustração de produção em áreas onde estas culturas são produzidas somente com o concurso das chuvas. Mesmo assim em muitos casos seria mais econômico importar do que bancar os riscos das áreas irrigadas.
    A questão é muito complexa e envolve interesses vários e antagônicos. Trata-se de uma discussão muito interessante e exige conhecimentos e experiência que eu não tenho, mas que outras pessoas e instituições têm. O mais difícil seria conciliar interesses políticos e encontrar uma liderança que assumisse promover a discussão de tudo até a elaboração e implantação de um projeto realmente transformador.

  16. FÁTIMA disse:

    Prefiro a chuva ! As uvas são caras e eu não posso comprar.

  17. Watergate disse:

    E mesmo que voce tenha dinheiro, vai ter que ir pra Europa/EUA pra comprar! Aqui so fica o refugo.

  18. macaco disse:

    É verdade …. as uvas são caras e aqui só fica o refugo mesmo…… mas para produzir as tão caras uvas é preciso comprar insumos e dar emprego a milhares de pessoas que aqui moram e outras tantas que vem aqui em busca de emprego que está faltando em todo país. É aqui que o dinheiro do produtor rural e dos oustros tantos que ele emprega fica sustentando a economia, o comercio e indiretamente até esses alienados que ficam falando o que não sabe. Esses cretinos se esquecem que graças a agricultura irrigada é que provalvelmente eles vinheram parar por aqui. Petrolina sem agricultura irrigada seria provavelmente igual a Afranio ou Dormentes que uma nota de 100 reais roda a cidade inteira e ninguem troca, a não ser o prefeito…

  19. David nomero De Macedo disse:

    VALEU MACACO VOCÊ ESTA CERTO. MUITOS ESTÃO CUSPINDO NO PRATO QUE COME.

  20. matuto disse:

    Macaco botô pa lasca.

  21. Mico disse:

    Macaco, mandou bem!!!
    por enquanto quem produz se preocupa com seguros agricolas, daqui a pouco serao os trabalhadores rurais!!
    a coisa ta feia

  22. DE OLHO NOS POLITICOS E NOS ELEITORES CEGOS disse:

    É POR ESSES E OUTROS MOTIVOS QUE O HOMEM É CASTIGADO QUER TIRA DEUS E COLOCAR SÃO PEDRO OU SÃO PAULO COMO MANDA CHUVA. E ESQUEÇE QUE DEUS EXISTE E SÓ ELE TEM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS.
    PEDRO E PAULO NÃOTEM CONTROLE DE NADA ELES NEM FALAM, NÃO VER, NÃO OUVI, E NEN ANDA ETC. VÃO LER A BIBLIA ESTÁ ESCRITO LÁ EM (SALMOS. 115 . 1-18).
    E NÃO SÓ EM SALMOS EM OUTROS VERCICULOS DA BIBLIA VC VAI VER. ADORA IMAGEM É PECADO E FALA TANTA BESTEIRAS É MAIS AINDA NEM SÓ DE UVA E DE PÃO VIVEM O HOMEM SE ALIMENTEM TAMBÉM DA PALAVRA DE DEUS

  23. Parcimonioso disse:

    A Bíblia é um conjunto de livros que exige um bom nível de escolaridade para interpretá-la, entendendo-a em cada época da vida humana. A falta de nível de escolaridade às vezes é pior do que o próprio analfabetismo. Interpretar erradamente qualquer texto é mais danoso do que desconhecê-lo.
    Por esta razão, eu fico assim pensando, como uma pessoa que fala por intuição e escreve seu idioma tão mal, pode está habilitado a ler a Bíblia se ele não sabe fazer uma análise de texto?
    Sei não, viu?..

  24. Watergate disse:

    QUanto mais iguinorante a pessoa for, mais sua biblia vai feder a suvaco!

  25. Mico disse:

    Exato

    Deus quer castigar o povo do sertao, q quase nao sofre. tá na biblia!!

  26. Parcimonioso disse:

    Deus não castiga ninguém, porque ele é somente amor. Ele criou todo no universo e deixou que tudo acontecesse seguindo as leis da ciência natural. Quais sejam: a biologia, a química e a física. As demais como matemática, geografia, história, informática e etc, estas,o Homem teve que criar para se aprofundar nas que Deus deixou. O Homem mexe aqui e ali e termina provocando reações da natureza que quase sempre se constitui numa vingança. Por esta razão é que diz o grande filósofo, pensador e radialista Carlos Augusto Amariz Gomes: “A Natureza não sabe se defender, mas sabe se vingar”.

  27. Junior Maciel Fischer disse:

    Pessoal na verdade se ficarmos discutirmos so vai levar a opinioes que nao edificam. Quem um dia nao ouviu falar dos sinais, o fim do mundo, a segunda vinda de Jesus, as coisas estao acontecendo, temos que urgentemente nos arrepender dos nossos pecados, e aceitar o nosso Senhor Jesus como unico e suficiente salvador. Um abraço em Cristo Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários