Artigo do leitor: A crise da política no Brasil e o falecimento do Código Penal

por Carlos Britto // 03 de março de 2014 às 12:46

Neste artigo enviado ao Blog, o professor Clériston Willames (foto) diz considerar um retrocesso a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que inocentou os envolvidos no escândalo do Mensalão. Mara para ele, ainda há esperança.

Confiram:

clériston professorHá dias vivia-se as expectativas de se comemorar a vitória da democracia sob o coronelismo moderno dentro da política nacional, mas no dia 27 de fevereiro do ano de 2014 (registre-se), a crise da administração pública no Brasil fez com que a gravidez politiqueira abortasse o nosso Código Penal fazendo com que o mesmo viesse a falecer depois de inocentar criminosos que deveriam ver na prática as consequências do Mensalão.

De que vale uma “Lei Maior”, se no Brasil maiores estão sendo os atos corruptos daqueles que nos representam no Superior Tribunal Federal, em sua maioria acabaram de dar um veredito inconstitucional contra a própria função que exercem e continuam impunes? Foi-se o artigo 288 do nosso CP, e digo, a moral de alguns ministros e de nós, brasileiros, também. Não pelo fato de sermos corruptos como os tais que demonstraram não ter pulso com a supremacia partidária, mas por sabermos que quem nos representa, na realidade está representando partidos políticos criados e vividos na ilusão de que vamos nos conformar com a prática de má interpretação do que realmente é formação de quadrilha.

Se não houve uma associação de três ou mais pessoas nos crimes presenciados por nós brasileiros, como podemos chamá-los de “Mensalão”? É certo que alguns ministros não interpretam a Lei Magna e nosso Código Penal como deveriam, pois possivelmente, se sabem o que significa quadrilha ou bando, se acovardaram perante o próprio exercício da função e dos brasileiros.

Por outro lado, sabe-se que as situações no meio político são apresentadas e discutidas em períodos de carnaval, Copa do Mundo, dentre outros eventos culturais, e devemos sempre nos perguntar o porquê. A resposta está justamente no que estamos acabando de presenciar: pessoas inibidas que estão tirando de nós o direito que temos como cidadãos, enquanto muitos estão se preocupando em promover culturas festivas, que apesar de atraentes “ou não” ao público nacional e internacional, estão tirando-nos as possibilidades de investir parte dos recursos em intelectualidade e na cultura do ler, do aprender, do criticar de forma reflexiva o que está acontecendo entre nós.

Apesar de envergonhado neste momento como brasileiro, devo aqui dizer que ainda há esperança para o Brasil que vemos hoje. Talvez demore muito, mas será se esta Lei de uma pátria tão sofrida não poderia ter como Ministros representantes do STF? não alguém indicado por políticos, mas por cidadãos brasileiros como nas eleições? Ministros estes que para pleitear a nossa representação jurídica tivessem titulações específicas em Direito que os desse esse “direito” de julgar os fatos de forma mais ordeira?

Talvez Renato Russo não tenha sido tão lembrado com sua música mais que contemporânea do que no momento atual, “Que país é esse?”. Somos frutos de nossas escolhas, mas não esperem conquistar um milhão enquanto estiverem nos usurpando a possibilidade de um país menos corrupto, onde se valorizam a hipocrisia de homens enquanto se desvalorizam a democracia e assassinam as Leis que nos regem.

Clériston Willames/Professor de Geografia e Diretor Escolar

Artigo do leitor: A crise da política no Brasil e o falecimento do Código Penal

  1. Moacir de Souza disse:

    Asim mesmo alguns ministros foram nomeados pela Dilma com a conivência do sapo barbudo lula pra inocentar esta quadrilha de mafiosos comandados pelo dom Corleano LULA o pai da cosa nostra que se implantou aqui com os Petralhas MDBs, PSBs etc.. Carlinhos cachoeira, Delta construções … até o PCB. Agora so nos falta uma coisa rasgar esta constituição e rasgar o código penal e a Dilma ditadora e chamar o primeiro ministro lula assumir esta ditadura disfarçada qu se implantou no poder cujo mentor é este Dirceu, Genoino, Valerios ate o funcionarios de alto escalão do banco do brasil que abandonou o barco, quanto não havera de corrupções neste bano do Brasil a Quase falida Petrobras, que deu uma refinaria para o Evo Morales,do porto construído em Cuba, pelas empretieiras que ja compraram este governo que ai esta, mantido e comprado pelos partidos nanicos.
    Porque esta sapatona desmancha e acaba com a policia federal impedindo as investigações, como a do Protogenes, a intervenção na proteção de um assassino italiano que não foi deportado talvez eles queiram que o funcionario do BB preso n itali fique por la mesmo administrando e lavando o dinheiro sujo desta quadrilha.

  2. Selam Maria, UNIVASF disse:

    Queria ver era a posição do Lulista de carteirinha professor Otoniel Gondim. Apareça agora Otoniel ! Ahm , cadê o seu prometido artigo sobre os Vereadores e Secretários do governo Isaac Carvalho ? Professor Gondim você sabe que tem uma verdadeira legião de fãs no Vale, portanto promessa é dívida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários