A festa de Natal pode ser para alguns um momento entediante. O espírito de união nem sempre é tão encantador, fazendo com que a reunião seja apenas um compromisso, e não um desejo de estar junto. Para tentar animar a noite do dia 24 de dezembro, muitas famílias recorrem ao tradicional ‘amigo secreto’. Mas este ano, com a inflação a mais de 10% e o alto desemprego no Brasil, muitas famílias podem não recorrer à velha troca de presentes. A solução é usar a criatividade!
Amigo secreto sem sorteio – Diferente do tradicional amigo secreto, nesta versão as pessoas não descobrem a quem irão dar o presente dias antes da festa de natal. Cada participante leva o seu presente e, na hora, sorteia um número que lhe dará a ordem da escolha. Por exemplo, o número 1 será o primeiro a escolher quem vai dar o presente; o número 2 será o segundo e, assim, sucessivamente. O desafio é comprar algo que possa servir para todos os participantes da brincadeira ou, se não tiver muita sorte, receber aquele presente que não é muito a sua cara.
Amigo secreto com roubo – Cada um coloca o seu presente embrulhado em cima de uma mesa na frente de todos. Quando a brincadeira começa, é sorteado quem será o primeiro a participar. A pessoa escolhe o seu presente olhando o embrulho, mesmo sem saber o que é. Feito isso, sorteia o nome do próximo participante. Este também pegará um presente mas terá a opção de trocar com o que já foi escolhido. E assim sucessivamente. As famílias podem estabelecer um limite de roubos para que fique mais dinâmico.
Troca de cartões – Em meio a crise, comprar muitos presentes ficou mais difícil. Para tentar diminuir as despesas de fim de ano, uma boa opção é substituir coisas materiais por mensagens criativas e carinhosas em cartões de Natal. Além de ser econômico, pode ser divertido e aproximar os familiares.