A Facape, a alta mensalidade e o dinheiro que não se cobra

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2016 às 15:01

Facape1

É triste a situação do pobre aluno da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Todo semestre sofre com a possibilidade de aumento, que se registra todo ano. Uma mensalidade cara, apesar de ser uma autarquia municipal.

Pra piorar, a faculdade sofre com a péssima avaliação do Exame Nacional dos Estudantes (Enade), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com cursos fechando, com gente acumulando cargos de forma estranhíssima e a divisão interna em diversos grupos.

No debate desta quinta feira (8), mais uma vez, foi levantada a questão de que a Prefeitura de Petrolina deve à Facape mais de 6 milhões de reais, dinheiro que daria para melhorar a faculdade ou aliviar a mensalidade dos alunos.

O que a diretoria da Facape tem feito para cobrar essa dívida? que ações tomou? ajuizou ações contra a prefeitura em sua defesa da faculdade?

A diretoria da Facape insiste em dizer que não mistura a administração com a política. Essa é a hora de provar que não.

A sociedade espera respostas e o Blog espera o posicionamento.

A Facape, a alta mensalidade e o dinheiro que não se cobra

  1. Cego às avessas disse:

    Esse Júlio LOSSIO é um covarde! Petrolina tem que acordar!!!! Ainda tem gente que defenda uma praga dessa! 6 MILHÕES!!!! COmo pode um cara desse querer eleger candidato??? Eneficiente demais essa gestão!
    Tudo sucateado, acabou com CEAPE, MATADOURO,COLÉGIO MOTIVA, APAMI ja esta a beira da morte quer vender estádio e agr embolsando o dinheiro da FACAPE que sobra pra gente pagar um ABSURDO de mensalidade!!!! Mas em Outubro JÚLIO LOSSIO vai acabar a sua mamata!!!

    1. Cego às avessas disse:

      Caro impostor que continua a se passar por mim, deveria para de falar asneiras e entender o básico de direito administrativo: a Facape é um autarquia, ela tem independência legal para exercer sua auto-gestão administrativa e financeira, ela pode cobrar a taxa que ela quiser, obedecendo o sinal de preços do mercado. Você tem razão, vamos acabar com a mamata, nada de subsídio governamental para comerciante, Facape privada, estádio privado, matadouro privado, Apami também deveria largar a tetinha estatal.

      1. Cego às avessas disse:

        Kkkkkkkkkkkkk é desesperador ficar desempregado né??? Em JANEIRO bye bye mamar nas tetas kkkk

        1. Cego às avessas disse:

          Acho que o único mamador de teta aqui é você, impostor, eu que banco esta gente toda na Facape com ISS, ICMS, PIS, CSLL que eu tenho que pagar todo santo mês!

    2. Filósofo disse:

      500 reais é caro? Vá estudar em Recife, Salvador e Brasília pagando 2 mil, 3 mil, 4 mil no curso de direito. Tem um colégio de nível médio aqui na cidade que cobra uns 1.500,00. Aí vem com esse papinho que é caro! E muito de seus alunos são até de outros Estados. E sim, a Prefeitura da cidade tem a obrigação de banxar os seus munícipes!!!! Quer estudar de graça? Estude e tenha competência para passar na Univasf!!! O Município de Petrolina é que não tem obrigação constitucional (e nem capacidade econômica) de prestar o ensino superior, e muito menos de graça!!!!

  2. Crítico Construtivo disse:

    Grande parte dos alunos da FACAPE é de pessoas que não têm nenhuma ligação com a cidade de Petrolina. Boa parte de juazeirenses; outras de servidores públicos em trânsito e outra parte de caravanas que vem de cidades do Estado de Pernambuco e Bahia. Então por que nós contribuintes de Petrolina somos obrigados a pagar o ensino superior dessa gente? dizer que a mensalidade é cara é um absurdo. O correto seria a FACAPE ser vendida a iniciativa privada e com o dinheiro sanear e pavimentar todos os bairros periféricos da cidade. O resto é conversa politiqueira.

    1. Aluno disse:

      Ao desinformado de plantão a facape não recebe nenhuma verba municipal, ela recebe dinheiro exclusivamente do alunado, é uma autarquia com autonomia financeira.
      Antes de postar asneiras procure se informar!

    2. Cego às avessas disse:

      Vá ler a constituição meu filho, para poder opinar! Depois volte aqui pra falar algo e seja imparcial,ou vc tbm mama nas tetas do dinheiro público?

  3. #ReajusteNao disse:

    De forma algum, a faculdade não eh de população de cidade A nem B, a faculdade é pública. Do povo. Não pode ser aceito esse tipo de discurso, vazio e infundamentado.

  4. Popó disse:

    Tá ai uma questão que eu queria ouvir do Prefeito Forasteiro. … Porque não vende a FACAPE? Agora vende o Colégio Motiva,Matadouro & Ceap….kd os Vereadores dessa Cidade? Todos participaram dessa trama. Só pode!!! A Mala preta como José Batista da Gama falou que rolou na Câmara na aprovação dessa maracutaia. A Pior Câmara de Vereadores da História Politica de PETROLINA…… MUDA PETROLINA 2017.

    1. Cego às avessas disse:

      Por que a Facape dá lucro, ao contrário do Ceape, Matadouro e Estádio Paulo de souza Coelho que só dão prejuízo, por isso devem ser eliminados!

  5. Marcos disse:

    Perfeito nas suas colocações critico construtivo, perfeito, estudo na Facape, mais da metade dos meus colegas são baianos, de Juazeiro ou cidades vizinhas, a Autarquia deve se manter sozinha, não é dever do Município manter o ensino superior, apenas o ensino fundamental, a mensalidade está bem em conta comparada a outras faculdades, o curso de direito, por exemplo, fica em torno 600,00 reais, enquanto temos mensalidades de 900,00 (Belém do São Francisco) e ate 1,300 reais, em Juazeiro do Norte, digo com conhecimento de causa, pois tenho conhecidos estudando nessas cidades, e tentam a todo custo transferência para a Facape.
    Quanto a divida, provem de bolsas, oferecidas aos servidores municipais.
    Agora, época de politica municipal e da direção, alguns tentam lucrar e fazer dos estudantes massa de manobra para se promoverem politicamente.
    Vejo o DCE descendo a rifa na direção, por um aumento misero, enquanto derramam cervejas nos bares defronte a instituição.
    Não sou massa de manobra, apenas observo a realidade, em tempo, nao sou eleitor em Lossio.

  6. Lourdes Souza disse:

    Quem quer estudar de graça vai pras faculdades gratuitas. Tem muitas. Ou então peça o FIES e depois vá ralar pra pagar. Povo viciado. A faculdade vai funcionar sem aumentar a mensalidade com os custos aumentando todo dia. Professor quer aumento. funcionários querem aumento. Ô povo sem noção.

    1. Amélio disse:

      De duas uma: quem concorda com uma mensalidade dessa, ou o papai e mamãe está pagando, ou está sendo beneficiado pela direção da facape. Sabemos que a renda per capta de Recife é uma e Petrolina e Juazeiro é outra.

  7. Cego às avessas disse:

    Em Outubro a gente voltar a coversar com Miguel eleito kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários