A falta de visão administrativa que apequena Petrolina

por Carlos Britto // 10 de junho de 2016 às 06:20

Júlio Lóssio nova1

O prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB) mandou sua assessoria ir até o terreno do matadouro público da cidade. Foram fazer levantamento da área e preparar para que se construa ali um conjunto habitacional popular.

O vereador e prefeiturável, Edinaldo Lima (PMDB), é um entusiasta da ideia. Edinaldo tem as mesmas características de Lossio: é poeta de um verso só. Só enxerga habitação para a cidade, ou só enxerga os votos que isso pode trazer.

Lossio e Edinaldo têm a mesma baixa estatura para dirigir Petrolina e não veem um palmo diante do nariz. Não têm visão estratégica, de cidade grande, da metrópole que Petrolina deixou de ser com eles. Pensam pequeno.

Se o prefeito tivesse uma visão empreendedora poderia fazer ali um segundo pulmão verde da cidade, um novo parque municipal, um balneário bonito, interessante, pujante. Do tamanho das aspirações ou das realizações dos antigos gestores de Petrolina.

Mas o prefeito parece um daqueles atores de dramalhões latinos. Vai dizer que o povo pobre também pode morar na orla, que os ricos querem o privilégio só pra eles, vai chorar emocionado e repetir e aquele velho rosário de frases de efeitos que enganam a população. E enganam mesmo.

E eu ainda não estou convencido de que entregarão a área sem uma venda, um caixa a mais.

A avaliação administrativa da gestão do prefeito é desastrosa e Petrolina experimenta um atraso de vinte anos em apenas oito. Mas se a eleição fosse hoje ele saia pulando pelas ruas, pegava pão das mãos dos meninos, dançava com as velhinhas, pulava no rio de roupa e tudo, e pronto: virava o mito redivivo, ganhava a eleição e tome Nova Semente e cidade abandonada. Ainda bem que o candidato não é ele.

Se Lossio pudesse chamaria a Caixa Econômica, construiria casas na Catedral, no Batalhão do Exército, na Concha Acústica e onde pudesse. Não consegue enxergar a cidade com suas nuances, crescimento ordenado, comércio e órgãos públicos harmonizados e sequer conservação de ruas, avenidas e logradouros.

A Câmara de Vereadores, tão ou mais limitada em sua visão tacanha e apequenada, poderia reagir e cobrar responsabilidade e compromisso, mas se comporta como filial da prefeitura e a maioria dos vereadores se rendeu às benesses do poder. Pouquíssimos ali têm coragem de se contrapor ou expressar uma mínima indignação. Lamentável.

Enquanto isso vamos vivendo em uma Petrolina sem obras estruturantes, mal cuidada, sem o brilho de outrora e cada dia mais perdendo a marca de cidade forte. Melhor mesmo é ver a propaganda na prefeitura na televisão e sonhar com aquela vida real na tela na mentira que a gente vive.

A falta de visão administrativa que apequena Petrolina

  1. Marcelo Silva disse:

    Não adianta dor de cotovelo, o grupo de Lossio não perde essa nem pra ele próprio, não entendo seguidores de oposicionistas quererem criticar a administração sem sentarem um prego nas tabuas do desenvolvimento de Petrolina, sei que não vai postar meu comentário mais tudo bem, fica o recado!!

    1. Felipe Padilha disse:

      Em que Cidade você mora? Tem certeza que é em Petrolina – PE? Por que a Petrolina em que eu moro não está da forma lúdica que você diz. Os números não mentem: Petrolina cresceu menos que Juazeiro nesses últimos 7 anos.

  2. ana maria disse:

    Ele cuida do bem estar das pessoas e não de obras faraonicas apenas para embelezar a cidade e, nesse caso os formadores de opinião querem puxar o saco dospoderosos da orla. Julio é humano.

  3. Cidadão disse:

    Concordo plenamente com o texto e até fiz um comentário antes, imaginava que fosse construído ali um parque para atender a mais de 300 mil pessoas ao invés de atender umas 1000, Petrolina carece de espaços verdes, de lazer,de qualidade de vida, casa populares podem ser construídos em qualquer lugar, mas um parque numa área daquela é que seria o que qualquer gestor com o mínimo de capacidade administrativa faria. Povo, ali é quase margem do rio, é área que se pode aproveitar e transformar em mais um equipamento de lazer e turismo, agregando mais valor para nossa cidade.

  4. Popó disse:

    Psicopata nunca mais… Muda Petrolina tu és grande diante dos pequenos….

  5. josefa maria disse:

    É lá que eu quero morar. Onde é que faz a inscrição?

  6. João disse:

    Rapaz, a campanha eleitoral começa aqui. No caso desse blog, contra o atual gestor. Evidente até pra quem não é de Petrolina.

  7. ELEITOR SÁBIO. disse:

    Petrolina sem matadouro e ceap.E agora?

  8. Servidora Pública Comissionada da Prefeitura disse:

    Se voce olhar a entrada no Nova Petrolina, precisa descer um barranco pra chegar la.
    Nao tem uma grande avenida estruturada pra receber o trafego.
    E isso é culpa dos empreendedores imobiliários que não entregaram o conjunto completo.

  9. Carvalho disse:

    A administração Lóssio e sim o que o artigo relata, mas o mais preocupante é que os atuais Coelhos, encabeçados pelo senador FBC não mais fazem parte dos gigantes que construíram nossa cidade como Oswaldo, Nilo, etc. Se apequenaram também, e precisam se reinventar para estarem à altura de nossa pujança também.

  10. Joca disse:

    A promessa dele foi de cuidar das pessoas!

  11. Eva disse:

    Acorda Petrolina cuidar do povo com programa federal e facil vamos encarar a realidade nossa cidade está entregue as mosca o benefício pra essas pessoas é pra si mesmo, fica a dica.

  12. Antagonista disse:

    Uma coisa é certa: Petrolina é muita grande para qualquer candidato entre esses que se dizem candidatos.

  13. José Alberto disse:

    Uma coisa digo, pois ouvi do próprio Julio Lóssio, “Cidade bonita é aquela com as ruas varridas e o meio fio pintado de branco, lindo , fica muito bonita a cidade assim.” Esta é a Petrolina que ele sonha e tem trabalhado, produzimos frutas e mandamos pra todo Brasil,pequenos produtores mandam via mercado do produtor BA, cadê o nosso centro de distribuição? O que será erguido ali? O matadouro vai dar lugar a um residencial, Sr. Prefeito os dejetos serão derramados no rio? Como na maioria dos outros empreendimentos erguidos nas margens do rio? A reforma do Parque Josefa Coelho, Quanto custou? Vejo este pegando muita carona em programas federais, o que realmente vai ser deixado para o povo depois de 8 anos de mandato? Só lembro das áreas vendidas e o que de concreto fora feito com este dinheiro? Certa hora ouvi um tal de Ednaldo vereador, que deixou sua cadeira pra estar ao lado do chefe, falando nos avanços de Petrolina com o governo atual, e confesso que não há marcas, a saúde anda mal, a segurança pior, educação nem se fala. Onde vamos parar?
    A área do matadouro deve ser revertida em área de preservação, um parque ou coisa parecida e o matadouro deve ser erguido em outro lugar.

  14. Crítico Construtivo disse:

    Não concordo com o texto. Há muitos exageros. Todavia em relação a construir casas populares no terreno do matadouro, o proprietário dessa idéia deveria ser internado. É tanta burrice que eu não acredito que caiba dentro de uma pessoa só. Se vender, com o dinheiro, dá para fazer 5 ou mais vezes casas do que as que seriam construídas no terreno em discussão. Ou seja, é burrice em super dosagem, pois atenderia menos gente, o que daria menos votos.

  15. O bem observado disse:

    se mudar o nome Petrolina pra Juazeiro e Lossio pra Isaac, o texto encaixa direitinho. Só diferente o pular dentro do rio pra se fantasiar de vaqueiro. Pobres de nós…

  16. FMendes disse:

    Um parque traria mais qualidade de vida, mais opção turística, mais lazer e seria mais um equipamento que iria valoriza Petrolina.
    O pior de tudo é a “conformisse ” da população que não tem uma visão empreendedora, que não sabe ser crítica de uma administração pífia. Petrolina precisa mudar e muito.

  17. Jose Francisco da Silva disse:

    as opiniões referente ao terreno do matadouro; devera ser analisada por tecnos;que indicaria o que seria melhor para Petrolina; e sua agente; até colher opiniões a respeito do assunto; ex-p.alguns serviços municipais como saúde; secretaria de obras; segurança entre outros em um só lugar; tais providencias, evitaria; menos tempos; menos gastos; e agilidades nos processos;Petrolina;é uma das cidades; que chama atenção pelo seu desenvolvimento ;por esta razão tudo em Petrolina;precisa; ser planejado

  18. FRANCISCO disse:

    texto muito parcial, realmente o prefeito deixa a desejar em muitas coisas principalmente no abandono do interior da cidade, mais esse texto tá muito emotivo e parcial tem muito exagero ate parece que Petrolina tá entregue as baratas e não é bem assim. e só uma pergunta, por que que os pobres não podem morar na orla?

  19. amorim.amorim@hotmail.com disse:

    O pior prefeito para o interior este Julio Lossio.

  20. charles disse:

    Na hora da festa de São João em Petrolina TODOS aqui vão pra lá e esquecem os problemas de nossa cidade. é de rir mesmo mas não é piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários