A história que se repete e a emoção de quem faz

por Carlos Britto // 07 de janeiro de 2024 às 13:00

No dia 6 de janeiro deste ano, o professor Simão Amorim Durando comemoraria 89 anos de idade se estivesse entre nós. Ex-prefeito de Petrolina, construiu a Concha Acústica da cidade entre outras obras. Era um homem culto, um leitor voraz.

Seu filho, também prefeito Simão Durando Filho, se emocionou muito nesses dias com as lembranças do pai. “Meu pai não assistia televisão, só quando tinha as escolas de samba, ele só apreciava os desfiles. O que ele gostava mesmo, depois do jantar, era de uma garrafa de café cheia e ler livros. Eram muito espalhados pela mesa e ele ia lendo, lendo, lendo. Às vezes eu aparecia e a missão era acender o cigarro dele no fogão”, me contou, com voz embargada.

Mas a maior emoção nem foi essa. A educação pública de Petrolina foi premiada pelo governo do Estado como a melhor de Pernambuco com Simão prefeito. O município ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Idepe) 2023, na categoria das grandes cidades, obtendo as notas mais altas – tanto nos anos iniciais quanto nos finais.

O município conquistou ainda o 1° lugar estadual do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023, no eixo educação, dentro da categoria de cidades acima de 100 mil habitantes.

Essas vitórias na Educação conseguiram baquear o prefeito, muito pelo compromisso como gestor, mas, intimamente por seguir um legado, continuar uma história de um pai apaixonado por ensinar. O escritor Fabricio Carpinejar já disse que “todo filho é pai da morte de seu pai”, mas Fernando Pessoa também disse que “navegar é preciso”, continuar é preciso.

Meu pai se despediu de mim no portão, quando fui estudar e disse: ‘cresça pra vida, meu filho’. Eu nunca esqueci”, me disse ele, engolindo um seco.

Aqui gosto de publicar notícias, falar de política e do nosso dia a dia, mas gosto mesmo é de falar de gente, de histórias reais e de ações em que o coração transborda. E fala com força.

Essa não é uma história de um filho prefeito que teve um pai prefeito apenas. É a saga do filho que repete a história do pai e que faz o coração palpitar com os passos do destino que se cumpriu. Parece uma história de amor de família. E é!

A história que se repete e a emoção de quem faz

  1. ANTONIO AURELIO FELIX disse:

    Meu nome é, Antônio Aurélio Félix mais conhecido como Gordo.
    No início da luta pela comunidade do João de Deus o Professor Simão me ensinou os passos de como eu deveria fazer para vencer a minha luta por moradia para aquelas 2500 famílias que se encontrava numa ocupação no bairro José e Maria
    Me lembro ainda de uma frase que ele citou para mim.
    Enquanto os cães ladram a caravana passa em silêncio.
    E passou mesmo aí está hoje este grande bairro chamado João de Deus.

  2. ANTONIO AURELIO FELIX disse:

    Meu nome é, Antônio Aurélio Félix mais conhecido como Gordo.
    No início da luta pela comunidade do João de Deus o Professor Simão me ensinou os passos de como eu deveria fazer para vencer a minha luta por moradia para aquelas 2500 famílias que se encontrava numa ocupação no bairro José e Maria,
    Me lembro ainda de uma frase que ele citou para mim.
    Enquanto os cães ladram a caravana passa em silêncio.
    E passou mesmo aí está hoje este grande bairro chamado João de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários