A Prefeitura de Petrolina começou o trabalho de eliminar o excesso de algarobas na beira-rio de Petrolina. Quer se livrar de pelo menos 50% da espécie. A algaroba é uma planta invasora que não deixa nada crescer ao seu lado. A intenção era retirá-las e plantar mudas rasteiras preservando a mata ciliar.
O Condema não gostou e acionou o Ibama, que paralisou o serviço. Enquanto isso não podemos ter uma visão do rio e as algarobas vão escondendo drogados, bandidos e o esgoto despejado ali, descaradamente pela comunidade.
A foto abaixo mostra um local já com remoção de alguns algarobas:
INTERESSANTE
Emquanto na orla não pode,em outros lugares estão usando o algaroba,para lenha para aquecer as caldeiras das industria,mas em petrolina temos que se contentar com o paissagismo da horla.
Lembro que antes das algarobas ivadirem aquele local,nossa margem ara igual a de Juazeiro,limpa,mas depois das algarobas
a sugeira tou de conta daguele lugar,até mesmo aterrando mais ainada o leito do rio.
Tirem essa erva daninha da nossa orla e execute o projeto de paissagisno que tem.
O IBAMA está pouco se lixando para o problema, afinal de contas eles, (os fiscais) moram do outro lado do rio e os problemas sociais de petrolina não lhe interessam, enquanto, os problemas mais sérios que eles deveriam coibir realmente…
as algarobas sao consideradas invasoras tudo bem. e um fato. mas kd a mata ciliar. kd o programa mata ciliar.vemos dinheiro gasto nisto na mata ciliar e nao vemos mata ciliar ate uma mitsubichi aqui a secretaria de meio ambiente tem deste programa mata ciliar e nao vemos nada disso.pra nao ver o açoreamento do rio ruim com as algarobas pior sem elas.
pedro
Sinceramente, eu fico revoltado!
Uma coisa simples dessa de se resolver…
Se as Algarobas imagine como anda a nossa cidade!
Não existe eliminar 50% da espécie. Existe eliminar 50% das plantas da espécie. A Algaroba possui um dispositivo natural conhecido como ALELOPATIA que ocorre em suas folhas quando entra em decomposição expelindo um ácido que aliminar a capacidade de germinação das sementes de outras espécies. A algaroba é uma das plantas que necessita de plano de manejo pois a ALELOPATIA está nas folhas em decomposição e não na planta viva. Debaixo de algaroba pode sim existir outras plantas desde que acompanhada por um plano de manejo. O IBAMA está certo. A Prefeitura tem que contratar um Biólogo e não capinador.
Minha alegria durou pouco. Perto do Círculo Militar já tava até ficando bonito, qd chegou na orla 2, parou. Pensei q pelo menos isso ia ficar bom em Petrolina. Nós q caminhamos lá, temos medo daquele mato que esconde todo tipo de gente. Vão esperar morrer outra pessoa? Temos q preservar primeiro a vida, a qualidade de vida das pessoas. Por que só aqui tem essa frescura com essas algarobas invasoras?
Esse Ibama tem q ser é privatizado para trabalhar só quem queira e entende do assunto, não esse bando de preguiçoso q fica fazendo isso só p/ mostrar serviço. Tá igual aos defensores dos direitos humanos, q só defendem bandido sem preservar o direito dos DIREITOS.
A Prefeitura através da Sec de Obras está tentando fazer a sua parte!!!!!
O pessoal do CONDEMA deveria tentar ajudar e não somente ficar aguardando para atrapalhar, gostaria de saber algo de bom que o CONDEMA faz para audar a não ser só atrapalhar, pense numa turma de desocupados.
Palhaçada…
nós que moramos aqui em Petrolina é que sabemos os maleficios que aquelas algarobas nos traz, esse negocio de condema, pois eu como cidadão Petrolinense CONDENO essa atitude desta entidade é uma palhaçada…
as algarobas proporciona:
*ponto de prostituição
*ponto de consumo de drogas
*ponto de vendas de drogas
*banheiro publico
*marginais
*esconderijos de bandidos
*impede a vista do rio
entre muitos outros…
Banana, tentar fazer sua parte é muito pouco. A prefeitura tem é que ter moral, respaldo, e administrar a cidade p/ a maioria q votou nessa dasastrosa administração. Se Condema, Ibama tenta atrapalhar o q está óbvio, eles( os q ajudam o prefei.) q arranjem advogados bons e ganhem esssa parada. Fazendo sua parte……… Essa é demais………….!