Ela era apenas uma menina de família grande, vinda do interior, com seus irmãos e sonhos de uma vida melhor. Foi seu Quelê quem fez questão que estudasse em Petrolina ao lado dos irmãos para ter direito a um futuro, exatamente como os seus filhos.
No tempo que a mulher era apenas dona de casa, já comandava o DERE e suas diversas diretoras em Petrolina e região. Coragem e determinação são virtudes que continuam marcantes mesmo com o peso dos seus mais de 80 anos.
A idade apenas diminui a velocidade dos passos dessa jovem senhora, pois conserva uma cabeça que não para.
Vai receber uma homenagem, por esses dias, como uma das mulheres que mudaram o interior de Pernambuco.
Seu nome é Maria Wilza e antes que sua imagem e sua luta virem apenas estatística ou nome de colégio, vale homenagear sua história de vital importância para Petrolina.
HOMENAGEM TEM QUE SER FEITA EM VIDA. A PRFA. MA. WILZA MERECE MUTO MAIS.
DEDICOU TODA SUA VIDA A SERVIR PETROLINA.
COM MUITA PACIÊNCIA, SEMPRE LUTOU POR UM ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE.
PARABÉNS PROFESSORA , VOCÊ É DEZ.
Embora não conheça a professora, louvo a atitude. As homenagens e o reconhecimento devem sempre ser feitos em vida.
Parabéns professora, parabéns ao Blog.
Mulher de fibra, mulher guerreira, mulher trabalhadora, a Professora tem o seu nome vinculado ao ENSINO em Petrolina, falou em Ensino vem logo a cabeça o nome da Professora, merecida homegem a que m nós Petrolinense devemos tirar o chapéu. PARABÉNS PROFESSORA.
D. MARIA WILZA É UMA FIGURA EXTRAORDINARIA NÃO SÓ NA EDUCAÇÃO MAS TAMBEM NA SAÚDE A EXEMPLO DO SEU TRABALHO NA APAMI, EU TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVIVER QUASE 10 ANOS COM D. MARIA WILZA QUANDO ASSESSOR DO DEPUTADO OSVALDO COELHO E ELA SEMPRE ME TRATOU COMO UM FILHO MERECE TODAS AS HOMENAGENS DO MUNDO PARABENS.
Não sei de quem partiu a digna homenagem, se estado ou município, mas parabenizo ! Não poderiam escolher melhor exemplo de dedicação pública que esse. Funcionária pública exemplar , sempre tocou a educação na região (junto com sua irmã), de forma irretocável. Sempre tratando e zelando do que é público como coisa pública, nunca confundindo com o privado… que é , infelizamente , a prática de alguns que ocupam funções e mandatos nos dias de hoje!
Uma mulher comum como toda mulher petrolinense, desde a empregada doméstica ao mais alto cargo público.
Eu presto homenagens a uma Professora esquecida pelo povo Petrolinense, mas que soube transmitir os valores éticos e morais de ser cidadão em sua humildade, sem estar aos pés de políticos, por isso muito respeitada: A Professora Geovete Barbosa. Quem se lembra dela? Uma morena baixinha com longos cabelos pretos em forma de uma trança. Já dá para lembrar? Sua escola? A Escola Júlia Barbosa que funcionava na Rua do JB Hotel.
A extraordinária figura humana da professora Maria Wilza
é prova inconteste de que a simplicidade pode tudo, e
que o amor educa pelo exemplo.
É de muito admiração, serenidade e respeito que vejo essa homenagem a uma personagem que conduziu o ensino público da região, ela e sua irmã profa. Mary esta que dedicou sua vida a educação do mais humilde na escola EMAAF.
Professora Maria Wilza é uma mulher de fibra, alma boa, caridosa aos que a conhecem. Ela merece ser sempre aplaudida, elogiada. Aos meus olhos receberá sempre o meu eterno agradecimento. Mãe dedicada e grande amiga nas horas mais dificeis. Eu e meu marido Thomaz Guilherme, minhas filhas Maria Eduarda, Maria Luíza e Maria Clara agradecemos por conhecê-la.
Carlos Brito
E com muito orgulho que vimos o nome da nossa mãe lembrado pelos seus préstimos a região.
Grande parte dessa homenagem se dissipa pelas boas companhias que sempre teve e que aprendemos a respeitar . Pessoas como Dona Nailde Brandao, Tereza Oldan, Osa Santana, Professora Paizinha, professora Mary e tantas outras e outras …. fizeram a diferença educacional em nossa região. Tornando Petrolina esse polo crescente alicerçado na formaçao educacional.
.
Muito obrigado a voce Carlos Brito, pela deferença que teve por nosssa Mae.
Saiba ainda ser verdadeiro o respeito e admiraçao nutritos por nos para com voce, seja no trabalho jornalistico ou na nossa amizade pessoal vivenciada no dia a dia.
Geraldo Miranda/ Candido Miranda
Que personagem, que personalidade!
Admiro muito a pessoa da Senhora MARIA WILZA , pelas suas qualidades, inclusive a do respeito pelo próximo. Portanto esta homenagem foi mais do que merecida.
parabéns pela iniciativa.
Não é necessário conhecer para prestar homenagem, não tive esta felicidade, não é necessário ter partido para fazer jus. Se não fossem os elogios com certeza merecidos, os seus mais de 80 anos, com esta imagem ativa e demonstrando plena lucidez, já os justificariam. A imagem de D. Maria Wilza, me remete de imediato à minha querida mãe prestes a completar 83, parabenizar esta senhora é antecipadamente parabenizar minha mãe também por coincidência batizada por Maria e todas estas mulheres mães, guerreiras, honestas, cidadãs que na sua existência dignificaram o substantivo “mulher”.
Parabéns D. Maria Wilza
A verdadeira grandeza de alma é modesta, compreensiva e humilde. Assim é a prof. Maria Wilza. E também sua irmã a prof. Mary. Quem de nós, filhos natos ou adotivos desta cidade, que estudou nas escolas EMAAF e Petrolina, não teve essas duas personalidades como suas professoras? Parabéns pela merecida e justa homenagem.
Uma homenagem mais que justa a essa mulher guerreira, educadora exemplar, religiosa.