Os trabalhadores com carteira assinada têm até a próxima sexta-feira (29) para receber a primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela será paga a partir de 1º de dezembro, com prazo final até 20 de dezembro. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o benefício injetará R$ 321,4 bilhões na economia brasileira neste ano, com valor médio de R$ 3.096,78 por trabalhador.
A regra beneficia trabalhadores que atuarão por pelo menos 15 dias em 2024, incluindo aqueles em licença maternidade ou afastados por doença ou acidente. O pagamento integral será feito para quem trabalhou durante o ano todo na mesma empresa, enquanto os demais recebem o valor proporcional ao período de trabalho.
O 13º salário é livre de descontos na primeira parcela, mas a segunda incidirá sobre Imposto de Renda, INSS e recolhimento do FGTS por parte do empregador. O benefício, além de ser um direito garantido por lei, é uma oportunidade para os trabalhadores reorganizarem suas finanças ou investirem no final do ano.