A Univasf, o bônus e a esperança dos estudantes sertanejos

por Carlos Britto // 31 de julho de 2020 às 16:00

Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Desde o ano de 2009 este Blog testemunha pais e estudantes solicitarem ao Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) um bônus regional. Era, inclusive, uma bandeira do Deputado Osvaldo Coelho. A Univasf ainda não ouviu esse apelo justo dos sertanejos. E já se passou mais de uma década.

Em 2015, todas as universidades do Nordeste que tinham campi no Interior já adotavam políticas de bonificação, a exemplo da UFRN (Campus Caicó) e UFPE (Campus Caruaru). Nessa época, o Reitor Julianeli Tolentino chegou a afirmar em entrevista ao GR TV que ia defender no Conuni um bônus de 20%. Não cumpriu a promessa que fez. E teve tempo, pois administrou a Univasf por dois mandatos e sempre teve grande influência na entidade.

Explica-se: o Conuni é formado por professores, pró-reitores, funcionários, representação estudantil e da sociedade, dentre outros. O Conselho decide sobre qualquer política de bonificação. Tem autonomia. Isso está garantido pela Portaria normativa MEC Nº 21, de 5 de novembro de 2012.

O Conselho é quem decide. E, se não decide, as vagas nacionais da Univasf dos cursos mais concorridos ficam, em enorme quantidade, com jovens de capitais do Nordeste e de outras regiões brasileiras.

Foi esse o motivo do atual reitor da UFPE, Professor Alfredo Macêdo Gomes, sertanejo de Ouricuri (PE), assumir uma postura em defesa dos estudantes pernambucanos. A UFPE (Campus Recife, pois Caruaru já tem há anos), já garantiu para o Enem 2020/Sisu 2021 um acrescimento de 10% na nota de todos os estudantes que quiserem medicina, desde que tenham cursado todo o Ensino Médio em Pernambuco e residam em nosso Estado.

Essa semana um tuitaço influenciou e fez o Reitor da UPE, Professor Pedro Falcão, também pernambucano, assumir o protagonismo e já está em discussão avançada 10% de bônus para estudantes pernambucanos nos cursos de Medicina, Direito e Odontologia para as vagas nacionais da UPE, que são pelo Enem (metade é pelo SSA).

Se as bonificações da UFPE e UPE são vistas com alegria, é necessário falar da injustiça social que a Univasf comete com os jovens que moram nos mais de 250 municípios das mesorregiões (áreas de Pernambuco, Piauí e Bahia).

A Univasf tem várias cotas, todas válidas. Mas, quando estabelece uma cota para o estudante de escola pública, PPI (Preto, Pardo ou Indígena) e de baixa renda, esse estudante é de qualquer parte do Brasil. Em Medicina, a quantidade de estudantes que são das mesorregiões não é maioria. Nunca foi. Vagas importantes também são perdidas em todos os outros cursos

Atualmente, a Univasf é dirigida pelo reitor pró tempore, Professor Dr.Paulo César Fagundes Neves, e a última disputa eleitoral está na justiça. O ambiente político na Univasf entre reitoria e Conuni não é dos melhores. Mas, diante desse cenário, com todos os reitores das instituições de Pernambuco que têm medicina adotando a bonificação para não prejudicar os pernambucanos, torna-se imperioso à Reitoria e ao Conuni da Univasf darem uma trégua em prol de muitos jovens.

No Enem 2020 e Sisu 2021, um filho de sertanejo para entrar em medicina na Univasf competirá com o Brasil todo. Um Pernambucano do Agreste ganhará 20% na sua nota se escolher o Campus Caruaru. Um pernambucano que escolher Medicina no Recife terá 10%. Um jovem maranhense que escolher a UFMA também tem 10% de bônus. E por aí vai.

Perceberam a desigualdade?

Nessa pandemia, como fazem falta mais médicos e outros profissionais de saúde que a Univasf formou e que voltaram para suas regiões de origem…então, passou da hora das lideranças políticas que garantem verbas extras para Univasf articularem com a reitoria e o Conselho Universitário esse bônus para todos os cursos, ou para os mais concorridos. Passou da hora dos prefeitos de Petrolina, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salgueiro e São Raimundo Nonato, que doaram e doam terrenos para o crescimento da Univasf, defenderem os estudantes do Sertão. Agora é a hora do paraibano, Professor Dr.Julianeli Tolentino, que tem excelente trânsito no Conuni da Univasf, articular o que prometeu em 2015.

Só não dá para aceitar é uma resposta já dada por um membro do Conselho: “diga aos estudantes que vão estudar”. Eles estudam sim, e muito. Mas a competição é por centésimos, na briga por uma vaga. Foi essa a percepção realista dos reitores e dos conselheiros da UFPE e UPE. Senhores conselheiros da Univasf, somos a região com maior vulnerabilidade social do Estado e nossos estudantes estão totalmente desprotegidos. Somente vocês podem reescrever essa história de exclusão, transformando-a em inclusão.

A sociedade regional aguarda ansiosamente o comunicado da Univasf para noticiar, em breve, qual bônus vai adotar para os sertanejos de Pernambuco, Bahia e Piauí.

A Univasf, o bônus e a esperança dos estudantes sertanejos

  1. Robson Almeida disse:

    Parabéns, Carlos Britto.
    Você coloca o dedo na ferida que a elite intelectual (?) do Conuni insiste em não cuidar. Dentre as mais diversas cotas existentes esta é a única que protege e promove a região.
    Está claro que a maioria dos membros do Conuni não priorizam a região.

    1. Ytalo Pau-Ferro Duarte disse:

      Universidade no sertão para os sertanejos 🌵
      #UNIVASFComBônus

  2. Bruno disse:

    Os estudantes do Vale do São Francisco merecem esse reconhecimento! Reitor, o bônus é extremamente necessário!
    #Univasfcombônusjá
    #sertanejonauniversidade

  3. Isadora disse:

    Esse bônus é nosso pra ontem!!

  4. Marcleide mendes disse:

    Muito importante essa luta! Parabéns aos envolvidos.

  5. Ellen disse:

    Esse bônus será um grande passo, não só para os estudantes do Vale, mas para toda a região. Os estudantes que residem aqui e conseguem entrar na nossa faculdade tendem a permanecer após se formarem, só há benefícios!

  6. Ana Julia disse:

    Super importante frisar essa ideia nas pessoas , pois precisamos reconhecer quem são os nordestinos , de onde vem e que precisam de apoio SIM!!!

  7. Ruzemberg disse:

    Apoio 100%

  8. VALMIRA DE CASTRO AMORIM disse:

    Boa noite.
    Esperamos que esse BÔNUS seja aprovado, já que proporcionará grandes oportunidades a estudantes da região, não enxergando como mero favorecimento a esses jovens.

  9. Bianca Emily disse:

    Não é sobre redução de merecimento, é sobre ocupação do que é nosso. Eu apoio essa causa da bonificação na Univasf.

    1. Daniel Miranda disse:

      Espero que o CONUNI tenha a sensibilidade de compreender a importância dessa bonificação.

    2. IVANILDE disse:

      Essa luta é nossa, por nós e por nossos filhos! #univasfcombonus

  10. Marli barboza disse:

    É justo a Univasf proporcionar esse bônus na nota. Parabéns aos envolvidos por essa luta.

  11. Bruno disse:

    Os estudantes do Vale do São Francisco merecem esse reconhecimento! Reitor, o bônus é extremamente necessário!
    #Univasfcombônusjá
    #sertanejonauniversidade

  12. Luzimar de Araujo Silva disse:

    É imprescindível, que um percentual das vagas dos cursos nas universidades da nossa cidade, seja para os estudantes da nossa região.

  13. Vitor disse:

    Uma falta de compromisso com os jovens da região!!

  14. Arthur Gabriel de Amorim Pulça disse:

    Isso mesmo!! Mais Justiça para o povo sertanejo!!👏👏👏

  15. Mary Ann Saraiva disse:

    Parabéns pela abordagem desse tema. Essa luta antiga precisa ser retomada. Sem esse bônus, teremos uma competição mais excludente ainda na UNIVASF, pois todos os estudantes de outras regiões que competiriam na UPE e UFPE, como elas terão bonificação, todos virão para UNIVASF.
    Que o CONUNI compreenda essa causa justa. Somente o CONUNI pode decidir. Sertanejos, uni-vos!

  16. Mardali disse:

    Muito importante esses bônus regional para nossos estudantes

  17. Rair disse:

    Alô, Univasf! Muda já. Nós estamos sendo injustiçados nos processos seletivos.

  18. Marcleide barboza disse:

    Que a bandeira levantada por Osvaldo Coelho seja motivo de encorajar os prefeitos de Petrolina, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salgueiro e São Raimundo Nonato. Quem mais pode ajudar são vocês. Lutemos

  19. Victoria disse:

    Péssimo a UNIVASF não ter adotado a bonificação ainda. Médicos, engenheiros, cientistas, historiadores, etc, veem para a nossa cidade se formar e vão embora. Resultado: a mão de obra qualificada da região/ estado continua no litoral.

  20. João Pedro Lima de Castro disse:

    Nos precisamos sim de tais oportunidades, show de bola, vamos a luta sim!!!

  21. Jam disse:

    Muito bom. Apoio👏👏👏

    1. Reginaldo disse:

      Um certo tempo atrás fiz parte desta luta em prol deste reconhecimento de cota pela UNIVASF. Apesar de estar pensando em minha filha para o curso de medicina, a luta era com todos, por todos e para todos. O Conselho da UNIVASF não sedia, pois muitos de seus membros eram de outras regiões do Brasil e temiam que esse passo prejudicasse seus parentes e amigos, e amigos dos amigos. Enquanto outras regiões adotavam e a chance de nossos alunos diminuia. Minha filha conseguiu ingressar numa Universidade particular fora de Petrolina. E digo que não está sendo fácil. Teve oportunidade de fazer outros cursos, mas o sonho dela era a medicina, que apoiamos. Mas, não tínhamos alternativa, a não ser encarar a realidade do momento. Fico feliz porque a região será beneficiada com este grande passo. Parabéns futuros médicos (as).👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  22. Glaucyane disse:

    Essa é a hora da UNIVASF se tornar realmente uma faculdade acessível aos estudantes pernambucanos. Esse bônus é necessário!

  23. Victor Félix disse:

    Ótima reportagem, o bônus é a única maneira de facilitar a entrada dos alunos da nossa região tão sofrida e humilde. Queremos o bônus já!!!!

  24. Maria Betania Moreno disse:

    Temos que ajudar os alunos da regiao

  25. Karine Ferraz disse:

    Chegou a hora de chamar atenção para essa causa tão importante para nós estudantes! Que seja percebida logo a importância dessa bonificação! #univasfcombonus

  26. Sandra disse:

    Acho extremamente necessário e apoio o bônus

  27. Adriana Araújo disse:

    Gostaria de saber quem são o conselho da Univasf, de onde são, se são da região ou se vieram de fora, visto que a má vontade com essa pauta há mais de 10 anos, dá a entender que são conselheiros sem empatia com os regionais. Nós pais sertanejos nos sacrificamos muitas vezes pela manutenção de um filho numa escola particular ou num cursinho pré vestibular justamente por saber o disparate que é a ampla concorrência. É mais que chegada a hora desse bônus.

  28. Kamila disse:

    Sou vestibulanda e percebo a importância do bônus para ampliar o ingresso de sertanejos na universidade. Espero que nosso apelo seja atendido!

  29. Brenno Falcão disse:

    Eu apoio!!

  30. Malu Rodrigues Santos disse:

    Acho muito justo e necessário.

    1. Gabriel de Jesus disse:

      Nós, sertanejos, precisamos desse bônus na nota do enem. #bônusunivasf

  31. Ana Camily disse:

    Necessário demais #univasfcombonus

  32. Maria Eduarda disse:

    Sou Maria Eduarda, vestibulanda e moradora e nascida em Petrolina PE. Desde o primeiro momento do curso de Medicina aqui na região na Univasf, nunca tivemos nenhum benefício para acessar, sendo que residimos na região e contribuímos para o desenvolvimento da Universidade. Espero que o bônus realmente seja aprovado para que a desigualdade perante as outras faculdades seja, pelo menos, diminuída.

  33. Maria Juvany disse:

    É de grande importância que a Univasf, articulem um bônus para os jovens sertanejos.

  34. Beatriz disse:

    É cada vez maior a necessidade da existência do bônus na UNIVASF, a quantidade de vagas que estão ficando com pessoas de outros Estados é injusta para com os estudantes da região sertaneja. Queremos menos desigualdade. #BÔNUSUNIVASF

  35. Margarida disse:

    Uma importante decisão de reconhecimento para nossos estudantes, espero que sejam contemplados com esse bônus mais que justo.

  36. Ana Carolina Sampaio disse:

    Essa bonificação para os alunos das regiões do Vale do São Francisco é mais do que necessária. Tenho uma filha que fez Fundamental II e faz atualmente o Ensino Médio em escola pública de Petrolina, não seria justo ela ter que sair da sua cidade para fazer o curso superior em outra região se na Univasf tem o curso que ela deseja e luta tanto para conseguir ingressar.

  37. MARIA CANDIDA PEREIRA LIMA NUNES disse:

    Boa noite! Sou a favor, a educação precisa se de equidade, e injusto nossos filhos irem para outros estados e não ter chance para entrar ja que a maioria dos estados tem bonificação. A UNIVAF deverá da oportunidade aos alunos da região,, princípio da equidade.

  38. Ana Laura disse:

    Esse bônus vai ser excelente para a região!!!

  39. Josimar disse:

    Apoio👏👏👏

  40. Gian disse:

    Matéria extremamente cirúrgica, é um anseio dos estudantes do vale.

  41. Marise Mangabeira Medeiros disse:

    Todo apoio!

  42. Prycila disse:

    Acho mais que justo com os estudantes do Vale do São Francisco…#bonusunivasf já!

  43. Bruna disse:

    Esse bônus é de extrema importância para nossa região… espero que a Univasf finalmente adote ele 🙏🏽

  44. Marcos disse:

    Espero que dê tudo certo e a Univasf siga o modelo.

  45. Edna disse:

    Tomara que seja aprovado 🙏👏🏻👏🏻

  46. Maria Clara Batista Silva disse:

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  47. Maria Gabriella Matos disse:

    Eu totalmente apoio, acho que deveria haver sim um bônus para pessoas da região, pois como as pessoas das outras regiões tem o bônus, por que não nós do vale do são francisco?

  48. Victor Pablo Nunes Ferreira da Silva disse:

    Muito legal, tomara que a UNIVASF siga os passos das outras, #sófaltavocêUNIVASF

  49. Paulo disse:

    Sou médico, petrolinense, formado pela UNIVASF e afirmo categoricamente que muito mais que 50% de qualquer turma de medicina desta universidade é de gente do Nordeste, mais ainda de Pernambuco. Duvida? Basta acessar o site da instituição e localizar os censos anuais. E a cada ano que passa mais e mais petrolinenses adentram no curso mais concorrido da casa. Ademais, os poucos que são de fora do Nordeste em sua grande maioria atuam na região. Portanto, não há qualquer necessidade a criação de cotas regionais.
    Nós petrolinenses somos, sim, capazes!

  50. @petrolina_quemseimporta disse:

    Temo esse raciocínio. Já pensou se o ITA, o IMA e todas as universidades públicas do país adotassem essa mesma medida de privilégio aos seus regionais? Quantos milhares de petrolinenses concluíram seu curso superior fora de Petrolina para retornar formado e atuar aqui na cidade? Miguel Coelho e Júlio Lóssio se orgulham da educação de nossa cidade. Por que não conseguimos competir, se nossa educação é tão boa?

  51. Estudante disse:

    O antigo reitor e o antigo vice-reitor eram de fora, ou seja não estavam nem ai pra implantar algo que beneficiasse os moradores da região. Agora a população tem que ficar de olho nos membros do conselho que também são na maioria de fora e serão os responsáveis que votam a implantação ou não. Qualquer cidadão pode participar da votação.

  52. Larissa disse:

    É justo! E precisamos desse bônus!! UNIVASF SO FALTA VOCÊ!!

    1. Josy disse:

      Valorizem a nossa região!

  53. Ana disse:

    Obrigada, Carlos Brito, por abraçar essa causa tão importante para os jovens da nossa região, que poderão contribuir para um futuro melhor, onde a Univasf já deveria ter oferecido esse bônus sem ter que passar pela repercussão social. Esse é o nosso legado fazer parte da nossa história 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  54. Vanessa disse:

    Verdade!!! Está mais que na hora que mudar essa realidade! Necessitamos desse bônus!

  55. Marina F disse:

    Essa bonificação é necessária, Univasf é hora de atender preferencialmente a região. #UNIVASFCOMBONUS

  56. Dreda disse:

    Ao contrário do que a reportagem tenta fazer parecer, encontrei poucas universidades com sistemas de cotas para locais. Até acho justo isso em universidades municipais e estaduais, como Facape e UPE. A Univasf é federal. O Brasil todo paga por ela, e portanto deve ter direito de usufruir. Agora imaginem o inverso. Se as melhores do Brasil, como USP, UNIFESP, ITA, etc, resolvessem privilegiar os alunos de lá, praticamente fechariam as portas para nordestinos. Como nos sentiríamos com isso? Ou devemos nos conformar com a Univasf, e não querer algo melhor? Meus filhos estão na escola, mas sou contra essas cotas. O outro motivo alegado, de perda de mão de obra qualificada, é fake news. Boa parte dos médicos que ocupam os principais hospitais públicos e privados daqui são formados na região (graduação ou residência), e possuem os mais diversos sotaques.

  57. Fernanda disse:

    Tá na hora da UNIVASF valorizar sua própria região!!
    #UNIVASFCOMBONUS

  58. Paulo disse:

    Já é hora da univasf adotar essa política. A cada ano, os estudantes pernambucanos ficam mais desprotegidos e a bonificação em outros estados atrai mais pessoas ressaltando a desigualdade, a bonificação não é somente necessária, é essencial!

  59. Mariana Rodrigues disse:

    Precisamos dessa bonificação para valorizar todas as mesorregiões que precisam mais do que nunca de profissionais da saúde que se comprometam em melhorar a saúde do sertão. A hora é agora estudantes sertanejos!!!!!
    #BÔNUSJÁ

  60. João disse:

    Ótimo ponto de vista ! Nós aqui do sertão precisamos de uma ação ampla para o vale de estudantes!

  61. Natalí disse:

    Precisamos urgentemente desse bônus!!
    #univasfcombonus

  62. Anne disse:

    Um importante reconhecimento para os estudantes da região, espero que sejam agraciados com esse bônus.

  63. Junior Dantas disse:

    A UNIVASF precisa olhar pra o Sertanejo, já tá é atrasada essa bonificação #UnivasfComBonus

  64. Gabriel de Jesus disse:

    Nós, sertanejos, precisamos desse bônus. #bônusunivasf

  65. Aldenora Mendonça disse:

    Bônus Já! Tá na hora de dar voz aos estudantes da região. Uma causa importante que merece a atenção de todos
    #UNIVASFCOMBONUS

  66. GILMÁRIO FERRAZ disse:

    Verdade! Vamos aderir ao bônus e mudar essa realidade. Todos juntos pelos estudantes da messoregiao. #UNIVASFCOMBONUS

  67. Carmem Lúcia disse:

    Vamos juntos abraçar essa causa! Chegou a hora de a UNIVASF oferecer o bônus. #UNIVASFCOMBONUS

  68. Carmem Lúcia disse:

    Vamos juntos abraçar essa causa! Chegou a hora de a UNIVASF oferecer o bônus. #UNIVASFCOMBONUS
    !!!!

  69. Rodrigo disse:

    Apoio demais!!

  70. Patriciane Moraes disse:

    Precisamos desse reconhecimento!!! #UNIVASFCOMBONUS

  71. Mirella disse:

    Eu apoio a causa da bonificação na Univasf. Esta na hora de valorizar os estudantes da região!

  72. Estudante! disse:

    BONIFICAÇÃO NECESSÁRIA E JUSTA!
    Por nossa região 🌵🌵 #UNIVASFCOMBONUS

  73. Maria disse:

    Está na hora das vagas ficarem aqui! #UNIVASFCOKBONUS

  74. Letícia Simões disse:

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  75. Mayane Lins disse:

    Eu apoio a #UNIVASFCOMBONUS!!

  76. Mayane Lins disse:

    Eu apoio a #UNIVASFCOMBONUS!!

  77. Amanda disse:

    Eu apoio essa causa! Parabéns pelo posicionamento, Carlos Britto. Com toda a certeza, os estudantes sertanejos merecem esse bônus. Também foi valioso relembrar que diversas universidades já são adeptas do bônus regional, pois já é um fato que estudantes das mais diversas regiões do Brasil migram de um estado para o outro por uma vaga no curso desejado, ainda mais quando essa vaga é a de um curso concorrido. A consolidação desse bônus seria uma vitória para os estudantes sertanejos e para todas as mesorregiões citadas.

  78. Rodriggo disse:

    Necessitamos é com urgência dessa bonificação! A cada ano, a desigualdade aumenta. E mais nordestinos perdem a oportunidade de poder estudar na universidade de sua própria região.
    #UNIVASFCOMBONUS

  79. Gabriel disse:

    Bônus na UNIVASF p ontem!!! A não adoção de tal medida prejudica não só os estudantes, mas TODA a população do Vale do SF, que carece de profissionais de saúde.

  80. Daniel Sobral disse:

    Apoio total!!! Por uma seleção mais justa para gente da nossa região, nós merecemos isso e não é de hoje!

  81. Jade Ester disse:

    Os estudantes do Vale do São Francisco merecem esse reconhecimento! Reitor, o bônus é extremamente necessário!
    #Univasfcombônusjá
    #sertanejonauniversidade

  82. Jade Ester disse:

    Reitor, o bônus é extremamente necessário! Os alunos do vale merecem!!
    #Univasfcombônusjá
    #sertanejonauniversidade

  83. Ytalo Pau-Ferro Duarte disse:

    Universidade no sertão para os sertanejos 🌵
    #UNIVASFComBônus

  84. Maria Eduarda disse:

    #UnivasfComBônusJÁ

  85. Leticia disse:

    UNIVASF precisa olhar para os alunos da sua região!!! Bonificação já.
    #UNIVASFCOMBONUS

  86. Lili disse:

    Já passou da hora de termos esse bônus! Espero que finalmente a univasf conceda. #UNIVASFCOMBONUS

  87. Keli disse:

    Esse bônus é super necessário e válido! Ele não desmerece a educação local, muito pelo contrário, vejo como uma possibilidade ampliada de ter como protagonista o estudante da região!!
    #UNIVASFCOMBONUS

  88. Vanessa disse:

    Mais do que merecido esse bônus 👏👏👏👏

  89. Nicole disse:

    Esse bônus não é sobre incapacidade dos estudantes nordestinos, mas sobre a desigualdade de diversas federais adotarem bônus regional e a nossa UNIVASF não acompanhar. As federais do Acre, Maranhão, Piauí entre outras adotam tal sistema para incentivar os futuros universitários dessas regiões, já está mais que na hora da Universidade do Vale do São Francisco fazer o mesmo. Essa é uma grande oportunidade para a comunidade estudantil sertaneja, não se enganem.

  90. Debora disse:

    #univasfcombonus

  91. Jeronimo Neto disse:

    Concordo plenamente.

    1. Isaias disse:

      #univasfcombonus

  92. Maria Fernanda disse:

    Essa luta é de todos!! #univasfcombônus

  93. Brenda disse:

    #UNIVASFCOMBONUS

  94. yasmim araujo disse:

    #univasfcombônus

  95. Danielle Passos disse:

    Universidade no sertão para os sertanejos 🌵👊🏼
    #UNIVASFComBônus

  96. Eduarda disse:

    #univasfcombonus

  97. Hermiete Saraiva disse:

    Excelente reportagem Carlos Britto! A Univasf tem sede no Sertão e foi criada para o aluno do Sertão. As demais regiões já são beneficiadas com grandes Universidades há vários anos.
    Se Deus quiser todos o corpo doscente e discente da Univasf vai abraçar essa causa!

  98. Prof. Sydney Leão disse:

    Prezado jornalista Carlos Britto, a Coordenação do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso/BA (CMED-PAV) encaminhou recentemente para análise da Pro-reitoria de ensino; e posteriormente do Conselho Universitário (CONUNI) o processo SIPAC 23402.012918/2020-26, referente a discussão sobre a bonificação regional no curso de medicina do Campus Paulo Afonso. Essa discussão vem desde meados de 2018 (já tendo sido aprovada pelo Colegiado de Medicina àquela época); sendo retomada há mais ou menos um mês, após solicitação de alunos do ensino médio da região e membros da sociedade organizada. Creio que seja a primeira iniciativa concreta para a criação de bonificação regional em pelo menos um dos Campi da Univasf

    Att.
    Prof. Sydney Leão
    Coordenador do Colegiado de Medicina da Univasf- Campus Paulo Afonso/BA

  99. Rafael Torres disse:

    Parabéns Carlos Britto. Excelente discussão. Esta bandeira é válida. Como sertanejo de Petrolina, que estudou em escolas públicas a vida toda, sei como é difícil concorrer com estudantes de regiões onde o ensino público é mais desenvolvido. Como membro do CONUNI, apoiarei esta bandeira, que é maior que as disputas políticas internas.

  100. Nana disse:

    Eu apoio essa luta dos estudantes sertanejos pela merecida bonificação! #UNIVASFCOMBONUS

  101. Raquel disse:

    Os estudantes da região merecem esse reconhecimento!

  102. Guilherme disse:

    #univasfcombonus

  103. Adrielly disse:

    #UNIVASFCOMBONUS

  104. Andrea disse:

    Excelente oportunidade para os nossos estudantes, parabéns pela discussão do assunto !
    #univasfcombonus

  105. Claudia disse:

    Eu iria ainda mais fundo, esse bônus deve se para alunos principalmente de Petrolina , Juazeiro, Paulo Afonso, entre outros municípios, mas não para toda Bahia, todo Pernambuco e todo Piauí, visto que nas capitais e municípios mais desenvolvidos existem várias outras opções de Fac. de medicina oferecendo bônus. O sertanejo não tem outra opção senão a UNIVASF, estudar fora é pra quem tem condições. A exemplo de Recife, quem mora lá já tem esse benefício pela UFPE.

  106. José Belmonte disse:

    A pessoa é de classe alta, estuda em colégio caro e quer cota só pq é sertanejo? Vão querer cota de emprego na Chesf e na justiça federal também? Tomem vergonha e vão estudar! Sou sertanejo e tô na Univasf por merecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários