Foi aberta hoje (13) em Juazeiro da Bahia a exposição fotográfica que conta a história dos 190 anos de fundação da Polícia Militar do estado. A mostra está na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, no Centro.
Na abertura, o evento contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do comandante do Policiamento Regional Norte, coronel Carlos Alberto Neves, do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), de secretários municipais, vereadores e demais autoridades civis e militares.
O coordenador da exposição, Capitão Raimundo Marins, destacou a importância da PM-BA para a sociedade baiana e brasileira. “Essa celebração é a oportunidade de apresentarmos à população de Juazeiro a história, a memória e a tradição desta nossa corporação que há quase dois séculos luta para salvaguardar a vida dos cidadãos e manter a ordem pública”.
Fazendo uma viagem fotográfica através dos principais eventos que marcam a história da PM-BA, a exposição remete-se à época em que foi fundada em 17 de fevereiro de 1825, por decreto do Imperador Dom Pedro I, e que teve como primeiro comandante o Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca. Inicialmente a corporação contava apenas com 238 homens, entre oficiais e praças. Atualmente possui uma tropa de aproximadamente 30 mil. (fotos/divulgação)