Estão abertas as inscrições para as oficinas da ‘Mostra Desemboca’, projeto dedicado à experimentação em dança e performance no Vale do São Francisco. As atividades visam a capacitar e fomentar as poéticas ribeirinhas através de intervenções artísticas nas ruas de Juazeiro (BA), culminando na criação de um site com ensaio fotográfico coletivo.
As oficinas acontecerão de 9 a 13 de julho no Centro de Cultura João Gilberto, oferecendo uma imersão guiada por conceitos poéticos e referências como Leda Maria Martins, João Zinclar e Ailton Krenak. Segundo Cássio Viana, diretor artístico do projeto, a iniciativa explora “as performatividades do corpo ribeirinho como transmissor de saberes, dançando as águas que constituem nossas identidades”.
O projeto inclui cinco encontros presenciais, com aproximadamente 16 horas de formação, culminando na apresentação de uma intervenção urbana e no lançamento do site com o ensaio fotográfico. Interessados podem se inscrever até 3 de julho através do formulário disponível no perfil do Instagram @mostradesemboca.
Estudantes, artistas e integrantes de comunidades tradicionais do Vale, especialmente de Juazeiro, são incentivados a participar. A Mostra Desemboca conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, via Lei Paulo Gustavo, para fortalecer o setor cultural.