Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Doutorado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Os interessados devem se inscrever até o dia 1º de março.
Nesta seleção, o Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) disponibilizou 13 vagas, que serão preenchidas de acordo com os resultados e disponibilidade de vaga dos professores orientadores. Entre as vagas, 10 serão destinadas aos professores dos diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Educação Superior) em exercício no magistério, sendo reservados 30% aos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas, ciganos, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência.
Ainda referente a estas 10 vagas para professores, 20% serão reservadas aos educadores e servidores da UPE. Os percentuais não se aplicam às vagas reservadas à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) do município de Petrolina (PE) e à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA). As demais serão destinadas aos professores municipais de Petrolina (02 vagas) e aos educadores do município de Juazeiro (01 vaga).
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Doutorado Profissional em Educação será um marco para o ensino e a pesquisa no Sertão. Até então, os locais mais próximos a ofertarem curso semelhantes eram os municípios de Caruaru, Recife e Salvador. Para conferir o edital da seleção e acessar o canal de inscrições, clique aqui.