Os agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, militares e a população em geral de Juazeiro (BA) já podem se inscrever gratuitamente no Curso de Combate Vetorial ao Aedes Aegypti. O curso foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) como uma das ferramentas para enfrentar o aumento do número de casos registrados das doenças dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito.
O objetivo do curso é preparar, cada vez mais, os agentes para que eles possam desenvolver os trabalhos com maior qualidade, além de capacitá-los para o enfrentamento do mosquito durante os períodos de maior reprodução e proliferação do mesmo, assim como servir de informação para a população em modo geral.
A inscrição do curso é feita exclusivamente pela internet. Os interessados devem informar dados como nome, CPF, cidade, estado e telefone. Após a finalização do preenchimento do formulário, os cadastrados receberão um e-mail com as orientações para acesso à plataforma de ensino. O curso é na modalidade Educação a Distância, com jornada de 22 horas. Não há limite de vagas.
Relevância
A capacitação adquire especial relevância, já que o Ministério da Saúde declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) devido às sérias complicações que estas epidemias causam à população, entre elas a microcefalia em recém-nascidos.
Para obter outras informações sobre o curso, os interessados devem entrar em contato com a equipe do Telessaúde por meio do telefone (51) 3308-2098 ou e-mail ead@telessauders.ufrgs.br. Os alunos que acabarem a formação vão receber um certificado ao final. (foto/reprodução)