Ação em Juazeiro busca prevenir dependência química com pessoas em situação de rua

por Carlos Britto // 15 de março de 2019 às 20:02

(Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

Com o objetivo de prevenir a dependência química entre pessoas em situação de rua, a gerência de Educação Permanente da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou, na quarta-feira (13), uma série de ações de prevenção. O momento aconteceu na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no Bairro Country Clube, à Rua Almirante Custódio de Melo, nº 14.

As atividades desenvolvidas por Clenilda Ananias, gerente de Educação Permanente da Secretaria de Saúde (Sesau) e especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP), envolveram uma dinâmica de acolhimento e uma palestra voltada para a sensibilização dos riscos e prejuízos para a saúde que o uso e abuso de álcool e outras drogas causam.

De acordo com Clenilda, é uma preocupação constante da Sesau a qualidade de vida da população nas suas mais diferentes realidades. “Com a SEDES, através do Centro Pop, a gestão municipal fortalece as políticas de saúde junto a essa população em situação de rua e consegue levar a importância do cuidado no uso e abuso do álcool e outras drogas, principalmente em populações mais fragilizadas devido ao ambiente em que vivem. Nosso papel é levar o conhecimento para que as pessoas façam escolhas que levem a uma melhor qualidade de vida, independente da realidade em que vivam”, explicou.

A secretária de Saúde Fabíola Ribeiro destacou que o trabalho desenvolvido com a educação permanente em saúde tem como objetivo além da prevenção. “A transformação através da orientação para melhora a qualidade de vida, para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo e sobre o que precisa ser transformado. Essa estratégia potencializa o fortalecimento do controle social, do SUS e o elo entre população e profissionais no processo saúde e doença, ajudando a construir uma saúde mais eficiente para a população de Juazeiro”, finalizou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários