Numa ação inédita na região, um grupo de mulheres passará, até a tarde de hoje (29), por reconstituição de mama no Hospital Universitário (HU) de Petrolina. Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária está atendendo cinco pacientes que tiveram câncer de mama e precisaram fazer a mastectomia (remoção).
O mutirão é realizado pela primeira vez em Petrolina, graças ao empenho e trabalho dos cirurgiões plásticos do HU. Os profissionais pensaram em facilitar o acesso das pacientes às cirurgias, já que estes procedimentos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. As cirurgias começaram a ser realizadas na terça-feira (25), com a ajuda de alguns cirurgiões voluntários.
De acordo com a equipe que está realizando as cirurgias, as pacientes continuarão sendo acompanhadas através do ambulatório do hospital. Todas ainda passarão por novos procedimentos cirúrgicos complementares. A reconstrução da mama é importante, pois proporciona melhorias significativas na qualidade de vida e na autoestima dessas mulheres. (foto/divulgação)
BOA TARDE!
Muito relevante essa iniciativa .Parabenizo a equipe pela ação.Uma vez que nem todas as mulheres tem condições financeiras para realizar tal procedimento.Obrigado pela ação pois,devolveram há essas mulheres mães guerreiras, batalhadoras a oportunidade de elevar sua alto estima. Muitíssimo obrigada!