A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participará, de 7 a 9 de novembro, da 3ª Aquapescabrasil (Feira Internacional da Pesca e Aquicultura), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O objetivo do evento é reunir, em um mesmo local, representantes do setor no País e toda sua cadeia produtiva, bem como acadêmicos e demais instituições que atuam no segmento.
Um dos destaques da programação é o 3º Simpósio Internacional da Aquicultura e Pesca (SIAP) no dia 8, que contará com diversos painéis, palestras e mesas-redondas. Haverá, nesse evento, espaço para apresentação de trabalhos técnico-científicos, que serão divididos em cinco eixos: Pesca Artesanal; Pesca Industrial; Aquicultura de Água Doce; Maricultura e Tecnologia do Pescado.
O biólogo da Codevasf, Yoshimi Sato, que atua no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG), fará uma apresentação com o tema “Biodiversidade do rio São Francisco”. O Centro é conhecido pelo trabalho com reprodução artificial de peixes nativos da bacia do São Francisco, contabilizando 35 espécies, entre elas curimatã pacu, zulega ou xira, curimatã pioa, surubim, dourado, piau verdadeiro, matrinchã, pacamã e pirá.
De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia, a Codevasf também irá expor suas ações em um estande institucional, com distribuição de folders e exemplares do Manual de Criação de Peixes em Tanques-Rede, elaborado por técnicos da empresa. Além disso a engenheira de pesca, Janleide Costa, da Superintendência Regional do Piauí, apresentará um trabalho técnico-científico, em formato de poster, intitulado “Digestibilidade de ingredientes alternativos para peixes tropicais”.
“A participação da Codevasf na 3ª Aquapescabrasil, como copatrocinadora do evento e com técnicos e estande próprio, é de fundamental importância para projetar a empresa como protagonista da aquicultura brasileira”, afirma a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, ressaltando ainda a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Companhia e as possibilidades de ações em sua área de atuação.
O evento promoverá, ainda, a segunda edição do Prêmio Nacional de Aquicultura, que elegerá os destaques do setor governamental, acadêmico e empresarial no trabalho em prol do desenvolvimento da aquicultura no País. Haverá, também, um workshop gastronômico, com cursos ministrados por chefs brasileiros e internacionais, enfatizando o consumo e preparo de pescado e possibilitando aos expositores a divulgação de seus produtos.