Os produtores de Pernambuco devem ficar atentos ao fim do prazo para declarar a vacinação de febre aftosa de seus bovinos e bubalinos. Dia 31 de maio é o último dia para comprar a vacina sem pagar multa.
O Estado imunizou 36% do rebanho e mais de 70 mil produtores ainda estão inadimplentes e devem procurar a Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) para regularizar sua situação. Os municípios da Regional Salgueiro (21%), Petrolina (22%) e Serra Talhada (29%) são os que possuem os menores índices de cobertura. Alguns produtores de municípios da Região metropolitana também devem agilizar a declaração dos animais para não sofrer penalidades.
Quem não imunizar seu rebanho até o dia 31 pagará multa de R$ 60,00, por animal e ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), terá a propriedade interditada e fica impedido de participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo empréstimos no banco do Nordeste, pois para receber esses incentivos é necessário que o criador apresente uma declaração da Agência de Defesa e Fiscalização Adagro. A vacina deve ser adquirida em uma farmácia veterinária e a dose a ser aplicada é de 2ml por animal.