No final da noite desta segunda-feira (16), um princípio de rebelião foi registrado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Petrolina. A informação foi confirmada ao Blog pela Polícia Civil da cidade.
Durante o motim nos alojamentos da instituição, os adolescentes destruíram vários objetos e ainda agrediram os monitores que tentavam coibir a ação. O monitor Antonio Marcos foi ferido com um golpe na altura da cabeça. De acordo com informações, a vítima não corre risco de morte.
Os envolvidos na ação foram encaminhados à Delegacia, sendo reconduzidos em seguida para a Funase. Vale ressaltar que essa não foi a primeira vez que ações semelhantes aconteceram no local. Os monitores reclamam que estão abandonados e trabalham sem estrutura: “Só pra ter uma idéia como o negócio aqui está jogado o que armou a confusão voltou com 15 DVDs, bermuda e toalha, e entrou tudo. Aqui é uma bomba relógio pronta para explodir” informou um dos novos agentes contratados através do recente teste de seleção.
A Funase trabalha na ressocialização de jovens entre 12 a 21 anos. Os cerca de 21 internos são de Petrolina e de outras comarcas como Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa vista, Lagoa Grande e Afrânio, todas no Sertão do São Francisco.
Essa lei só da nisso negócio de ressocializacao devia jogar era logo no presídio Pq quem tem idade pra fazer o que não presta tbm pra assumir seus atos Pq pau que nasce torto morre torto pra mudar o coração dos seres humanos só existe um só Deus pode fazer isso.
Convido a sociedade em geral para visitar as unidades de Funase de Petrolina , pois o trabalho de ressocialização feito com os socioeducandos é bastante humanizado ,com responsabilidade e respeito.
É a lei né….Não pode nem gritar com os anjinhos.
TEM QUE MUDAR ESTE SISTEMA… RESSOCIALIZAÇÃO SEM TRABALHO, NÃO DÁ… O TRABALHO DIGNIFICA O HOME…
Sou Conselheiro Tutelar e essa situação é bastante incômoda; e não é de agora no sistema como um todo. Tem que mudar a plataforma da instituição. Visitem o sistema de Jaboatão dos Guararapes e verão como se dá um sistema verdadeiramente humanizado. Estudo, trabalho de acordo com as aptidões e idades, comunicação com os entes familiares, sociabilidade, etc. Tudo do bom e do melhor. A pergunta que não quer calar? Porque em Jaboatão é assim e em Petrolina não? Aliás coitados dos funcionários. A todo momento convivendo com uma bomba relógio. Se é verdade eu não sei. Mas a poucos dias, um adolescente de Belém do São Francisco – PE, fora encaminhado para esse sistema. Segundo informações extra oficiais, ainda está recluso pelo fato de que os demais internados quererem lhe estuprar. Isso é ressocialização ou um passo para a formação em doutorado e phd em crime?
o fato é que muitos dos acontecimento lá dentro não são levados pra fazer o BO pra que o nome da instituição não seja divulgado na imprensa, ficando o caso e sendo arrumadinho, pois a gestora de lá quer tudo bonitinho…
Bonito por fora e podre por dentro não adianta esconder pq e uma mera essa lei passar a mão na cabeça de vagabundo manda todos pra casa da xuxa e pra casa de quem apoia essa lei ipoctra
Pois eu convido o MP e MPT pra visitar as unidades e ver o que realmente acontece lá, mas vão sem avisar para que o buffet que será servido a vcs não cheguem a ludibria – los, existe muito assédio moral, muita ameaça, o contrato dos ases é uma piada, muitos desvios de verbas públicas, muita politicagem, e tantos outros problemas que só fechando mesmo e fazendo concurso para que isso acabe. Mas não vai tardar e logo tudo isso será descoberto. E não existe essa ressocializaçao é tudo uma farsa.