Advogada de Juazeiro é coautora de artigo sobre caso dos ‘Meninos Emasculados do Maranhão’

por Carlos Britto // 08 de junho de 2024 às 12:01

Foto: Tâmara Rodrigues Araújo Sampaio

Um artigo intitulado “O Caso dos Meninos Emasculados do Maranhão, a Importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Combate à Violação dos Direitos Humanos”, foi publicado na revista Beijing Law Review, classificada como qualis A1. O trabalho é fruto da colaboração entre o professor Dr. Cassius Guimarães Chai e as alunas do Mestrado em Direito e instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tâmara Rodrigues Araújo Sampaio, Tuane Santanatto Nascimento Santos, Katherine Michelle Batalha Costa e Isadora Silva Sousa.

Tâmara Rodrigues Araújo Sampaio, uma das autoras, é assessora no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Ela é neta da primeira juíza do Trabalho de Juazeiro, Rosalina Nascimento Rodrigues, e sobrinha do falecido delegado Samuel Ayres do Nascimento e da advogada Flor de Maria Nascimento Bandeira.

O artigo aborda o caso dos ‘Meninos Emasculados do Maranhão’, uma série de crimes ocorridos entre 1991 e 2003, nos quais 28 crianças e adolescentes foram vítimas de um serial killer nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís. As vítimas, todas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, foram capturadas, mortas e tiveram seus órgãos sexuais removidos. O estudo critica a inércia estatal, que teria contribuído para a alta incidência desses crimes devido à falta de compromisso com a proteção das crianças e comunidades afetadas.

O artigo também destaca o papel da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos como ferramentas essenciais no combate a essas violações de direitos humanos. Para ler o artigo completo, basta acessar The Case of the Emasculated Boys of Maranhão: The Importance of the Organization of American States and the Universal Declaration of Human Rights in Combating Human Rights Violation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários