O clima azedou na sessão plenária de ontem (21) na Câmara de Vereadores de Petrolina, como não se via há algum tempo. Os protagonistas foram o líder da bancada de oposição, Professor Gilmar Santos (PT) e o governista Wenderson Batista – o ‘Pé de Galo’ (UB). Sobrou até para a recém-criada Comissão de Ética da Casa Plínio Amorim, que foi cobrada com veemência pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Aero Cruz (MDB).
O estopim disso tudo é o projeto de lei enviado pelo prefeito Simão Durando (UB), na semana passada (aprovado, inclusive, com votos de alguns integrantes da oposição). Pé de Galo não gostou nada de saber, por meio da imprensa local, que Professor Gilmar teria dito que os integrantes da Comissão de Redação e Justiça, da qual o governista é o presidente, teriam assinado o parecer da matéria, e já se adiantou na ocasião, também pela imprensa, tachando o oposicionista de “mentiroso”, uma vez que Pé de Galo se encontrava em viagem a São Paulo.
Professor Gilmar rebateu, explicando que em nenhum momento declarou tal fato, e sim quem faz parte da comissão – além de Pé de Galo, os vereadores Ruy Wanderley (PSC/relator) e Zenildo do Alto do Cocar (UB/secretário). A explicação, no entanto, não adiantou e o que se viu na sessão, foi um festival de ofensas de ambos os lados.
Visivelmente aborrecido, Aero Cruz voltou a lamentar que episódios como esse coloquem o Poder Legislativo de Petrolina “no patamar de baixo”, acrescentando que não permitirá novas cenas de ringue na Casa. Em tom contundente, ele se dirigiu ainda aos integrantes da Comissão de Ética, formada por Ruy Wanderley, Osório Siqueira (MDB) e Marquinhos do N4 (Podemos), “que sequer levantaram a voz” durante o embate entre Pé de Galo e Gilmar. “Desculpem a minha sinceridade. Se não querem, façam um ofício para o presidente dizendo que querem sair da comissão. Mas se a comissão tiver formada, como formamos, façam a sua parte”, desabafou.
Bom então não mudou nada continua o mesmo espero que na proxima eleição os Petrolimense Rais pense melhor em suas escolhas.