O Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, em Petrolina, receberá nesta segunda-feira (9) o primeiro voo extra de carga para a Europa em 2016. A Cargolux, empresa que atualmente oferta transporte aéreo de carga ligando Petrolina a Luxemburgo em 10 horas, será a responsável por transportar uma carga de limão. Segundo consulta pública ao Hotran (Horário de Transporte) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a rota completa da aeronave compreende o trecho Luxemburgo-Brasília-Petrolina-Luxemburgo, tendo pouso e decolagem em Petrolina estimados para as 19h45 e 21h45, respectivamente.
Atualmente a Cargolux opera voos regulares semanais na cidade, há 10 anos ininterruptos, durante as madrugadas de terça para quarta-feira, com a aeronave Boeing 747-400F, transportando predominantemente manga produzida no Vale do São Francisco diretamente para o mercado internacional.
Segundo a Fermac Cargo, empresa responsável pela logística e frete aéreo, neste voo extra serão embarcadas, exclusivamente, cerca de 80 toneladas de limão diretamente ao mercado europeu.
Em abril deste ano, o transporte viabilizado pelo Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Senador Nilo Coelho teve um aumento de 120% em relação ao mesmo período de 2015. Os números são proporcionados devido à infraestrutura e capacidade de armazenamento do terminal. De acordo com Márcia Cristina Araújo, encarregada de Logística de Carga do Aeroporto de Petrolina, o cenário é de novos voos extras surgirem. “Já estamos negociando voos extras para o segundo semestre“, destacou. (fonte: PNZ Potter/foto reprodução)