Durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Belém (PA) e finalizado no último final de semana, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira (PE), no Sertão do Pajeú, concorreu com uma experiência exitosa na 15ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, na categoria judicialização da saúde, ficando em primeiro lugar entre mais de 300 projetos bem-sucedidos de todo o País.
A iniciativa, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), consiste na implantação de uma câmara técnica, reunindo gestores e promotores, pela qual prevalece o diálogo permanente para solução dos problemas no âmbito da 3ª circunscrição do MPPE. “Esse foi um trabalho que iniciamos lá atrás, tendo o MPPE como parceiro, dialogando, apresentando soluções práticas que evitaram um lento, e muitas vezes ineficaz, processo de judicialização. Essa experiência da prefeitura com o MP foi tão importante que hoje já envolve outros municípios do Pajeú“, destacou o secretário Artur Amorim, que foi o responsável pela apresentação da iniciativa.
“Na saúde, a resolução dos problemas não pode esperar, a população não pode aguardar, sobretudo porque, em se tratando de saúde, não há tempo para aguardar decisão judicial. Então, implantamos o caminho do diálogo para acelerarmos a adoção das soluções. Afogados, mais uma vez, se destacando com suas ações e levando para o Brasil algumas iniciativas exitosas, e que podem ajudar outros gestores, em outros municípios, a resolver os problemas dos seus cidadãos e cidadãs“, comemorou o prefeito José Patriota.