O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco iniciou oficialmente na última sexta-feira, 15, a revisão biométrica do eleitorado em Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú.
Participaram da solenidade inaugural o presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto, o prefeito de Afogados, José Patriota e outras autoridades politicas, eleitorais, civis e militares.
“O recurso da biometria é uma cultura que traz uma nova forma de votar, além de segurança, economia e celeridade ao pleito“, frisou o presidente da Justiça Eleitoral pernambucana.
O Desembargador do TRE/PE, Roberto Morais fez questão de participar da solenidade. Nascido em Afogados da Ingazeira, Morais destacou o merecimento da região em receber a biometria. “A urna eletrônica deu legitimidade aos candidatos eleitos, e agora com o advento biométrico, a possibilidade de fraude eleitoral se tornou escassa“, garante o magistrado.
O eleitor deve agendar previamente o atendimento pela internet (www.tre-pe.jus.br). Pelas estatísticas do TRE/PE, o município de Afogados da Ingazeira tem atualmente 28.084 eleitores.
Com o novo sistema o eleitor de Afogados será identificado por meio da impressão digital a partir da eleição de 2014. Quem não se recadastrar terá o título de eleitor cancelado.