Encerrando a agenda de compromissos no Sertão, a governadora de Pernambuco Raquel Lyra entregou, nessa sexta-feira (17), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Com investimentos no valor de R$ 2 milhões, a iniciativa amplia a oferta de forma regionalizada, valorizando a interiorização e descentralização do atendimento de alta complexidade. No último mês de abril, a gestão estadual também abriu 10 leitos no HREC, de UTI Pediátrica, somando 62 unidades somente este ano.
O hospital atende a demanda de média e alta complexidade de 12 municípios da região que compõem a X Gerência Regional de Saúde (Geres). Raquel Lyra enfatizou que, por ano, o Estado aportará R$ 6 milhões para custeio da unidade.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Sebastião Duque, a abertura dos leitos de UTI vai contribuir diretamente na assistência, evitando deslocamentos de pacientes para cidades mais distantes. “Esses leitos são de extrema importância para a população, principalmente a mais carente, que, por muitas vezes, se deslocava em busca de um leito na cidade do Recife ou Caruaru. E, agora, todo esse aparato de UTI, o sertanejo terá acesso em nosso hospital”, comemorou.
Acompanharam a agenda os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados), Márcia Conrado (Serra Talhada), Nicinha Melo (Tabira), Luciano Torres (Ingazeira), Djalma Alves (Solidão), Zeinha Torres (Iguaracy), Gilson Bento (Brejinho); e o vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares; além do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.
Mandar leitos para o hospital regional de Juazeiro é de lascar.
Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, LEIA O TEXTO PRIMEIRO ANTES DE ESCREVER BOBAGEM!