Afrânio: Distrito de Cachoeira do Roberto já vive expectativas para Festa do Divino

por Carlos Britto // 23 de abril de 2024 às 21:35

Foto: WhatsApp/leitor

Todos os anos, no Dia de Pentecostes, a comunidade católica da vila de Cachoeira do Roberto, na Zona Rural de Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, se volta para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece a 207 anos. O evento transformou-se em uma das maiores manifestações de fé e devoção da região, atraindo milhares de romeiros até de outros Estados para o pacato distrito.

A imagem da pomba, que representa o Espírito Santo na igreja católica (segundo consta na história do distrito), foi trazida de Portugal por Roberto Ramos da Silva no ano de 1817 – quando se iniciou a grande festa em Cachoeira do Roberto até os dias atuais.

A programação iniciará no dia 9/05 com procissão e hasteamento da bandeira; no dia 10/05 começa o novenário; dia 18/05, a vigília de Pentecostes, e no domingo, dia 19/05, haverá a missa solene de encerramento às 10h, a ser celebrada pelo pároco da Paróquia São João Batista/Afrânio, José Porfírio, empossado recentemente pela Diocese de Petrolina. Ao encerrar a missa os romeiros saem em procissão até a igrejinha do Espírito Santo, distante 2 km do distrito.

Os pagadores de promessas não medem esforços: normalmente vão a pé e descalços, enfrentando sol a pino como forma de agradecimento ao santo tão devotado pelos cachoeirenses. Este ano um grande show católico acontecerá no dia 17/05 com o cantor William Sanfona, ao lado da igreja. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram na página oficial @cachoeira.festadodivino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários