O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) – agência de desenvolvimento rural das Nações Unidas (ONU) – classificou o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia como a melhor iniciativa de apoio a populações rurais carentes de todo o mundo.
Cerca de 60 mil famílias do semiárido baiano, em 782 comunidades localizadas em 32 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estão sendo assistidas pelo projeto. Só neste início de ano foram investidos R$ 204,2 milhões, em ações de apoio aos principais sistemas produtivos, como a fruticultura de espécies nativas, a apicultura, a caprino-ovinocultura e a bovinocultura de leite.
A iniciativa busca identificar a raiz da pobreza dessas famílias, para que possam ter acesso a serviços e oportunidades. A partir disso, os investimentos são aplicados de acordo com cada realidade. Outro diferencial é a oferta de assistência técnica qualificada e embasada na convivência com o Semiárido.
Alguns dos fatores avaliados foram o mecanismo inovador de monitoramento e avaliação, valorização de produtos locais e a reorganização fundiária de comunidades de fundos e fechos de pasto. Além disso, o projeto tem trabalhado na implantação de um sistema que garantiu a ampliação da capacidade dos reservatórios de água em cerca de 24%.