Para atender aos trabalhadores e trabalhadoras com dificuldades de acesso à internet, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) de Pernambuco decidiu retomar os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalho em 11 Regiões de Desenvolvimento do Estado, a partir da próxima terça-feira (14). A prioridade é para pessoas que precisam acessar o Seguro-Desemprego. O funcionamento ao público irá respeitar as medidas emergenciais temporárias no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), disposto no Decreto nº 48.835, de 22 de março deste ano, baixado pelo governador Paulo Câmara, bem como as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Todas as unidades das Agências do Trabalho terão uma série de cuidados para oferecer a maior segurança, tanto aos servidores, quanto aos trabalhadores que necessitam dos serviços presenciais.
Com o intuito de não formar filas e evitar aglomerações, os atendimentos deverão ser agendados pelo canal ‘PE CIDADÃO’ (https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/). Serão atendidos, das 7h às 13h, apenas 10 trabalhadores de forma simultânea, desde que estejam pré-agendados. Para Petrolina, o contato é o (87) 3835-8206.
Por dia, serão disponibilizados 150 atendimentos na maior Agência do Trabalho – na Boa Vista, na capital pernambucana, localizada à Rua da Aurora, 425 – e 15 para as demais agências. Os números diários poderão sofrer reajustes. Outros serviços realizados pelo Núcleo de Atendimento continuarão sendo oferecidos aos trabalhadores, como informações sobre o Seguro Desemprego, acesso à Carteira Digital do Trabalho e intermediação de mão de obra. O teleatendimento, de segunda à sexta, poderá ser realizado através do telefones e e-mails das Agências do Trabalho, além do número do WhatsApp em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho. A ideia é sanar dúvidas dos trabalhadores e auxiliá-los sem sair de casa.
Cuidados
Para preservar a saúde dos envolvidos, os cuidados preventivos serão iniciados na porta de entrada de cada agência, com a higienização de álcool 70% nas mãos dos trabalhadores que chegarem. Já os servidores estarão usando máscaras e também terão à sua disposição álcool 70%. Ainda serão orientados a fazer a higienização das mãos com água e sabão a cada três atendimentos. Nos guichês, os atendimentos serão feitos de forma alternada, mantendo assim uma distância de pelo menos dois metros um do outro.