Diante do cenário do novo coronavírus (Covid-19), atendimentos por meio de agendamento foram a solução encontrada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) de Pernambuco encontrou para beneficiar os trabalhadores que não estão conseguindo requerer o Seguro Desemprego via internet. No entanto, as Agências do Trabalho das 11 Regiões de Desenvolvimento do Estado vão retomar os atendimentos presenciais nesta terça-feira (14).
Os agendamentos deverão ser feitos pelo canal ‘PE CIDADÃO’ (www.pecidadao.pe.gov.br) e haverá limitação de fichas. O teleatendimento também continua para esclarecer dúvidas.
Os trabalhadores encontrarão várias medidas preventivas para assegurar a saúde não só dos que precisam se deslocar até as agências, mas também dos servidores que estarão dispostos a sanar dúvidas e auxiliar no acesso ao Seguro Desemprego.
Os números de atendimentos diários também sofrerão alterações, dispondo de 150 na maior Agência do Trabalho (Bairro Boa Vista, no Recife) e 15 para as demais agências da Região Metropolitana e do Interior. No entanto, somente 10 trabalhadores entrarão de forma simultânea, desde que estejam pré-agendados. Em Petrolina, o contato é o (87) 3835-8206.
Segundo o secretário-executivo do Trabalho Álvaro Jordão, os atendimentos online realizados pelo Núcleo de Atendimento continuarão sendo oferecidos aos trabalhadores, através dos telefones, e-mails das Agências do Trabalho e WhatsApp em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho. “Desde que começamos com os atendimentos online, temos auxiliado mais de mil trabalhadores. A ideia é seguir com os atendimentos e potencializar os números de atendentes”, destacou Álvaro.
Dificuldade
A reabertura das agências contará com cuidados extras de higienização. Os trabalhadores receberão álcool 70 nas mãos, nas entradas de todas as agências. Os atendentes utilizarão máscaras e terão à sua disposição álcool 70. Também irão atender de forma alternada, respeitando a distância de pelo dois metros de um guichê para o outro. Mesmo com a disponibilização do atendimento online, muitos trabalhadores possuem dificuldade em acessar ao Seguro Desemprego. Para fortalecer a rede de atendimento das Agências do Trabalho, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, está estudando um novo canal. “Estamos trabalhando com a nossa equipe para oferecer aos trabalhadores mais caminhos para a viabilizar dos atendimentos, principalmente nesse momento de combate à pandemia”, afirmou Alberes.
Não entendi essa?
Agora que os casos só aumentam e dizem que o pico será de Maio para Junho, vão abrir espaços para juntar mais pessoas?
Ou será que ja comecaram a ver que sem emprego nao tem imposto?
o ruin e que nem tudo da pra fazer pela internet, pra agendamento mesmo nao. consegui