O agente de Correios Sérgio Mafra tenta levar sua rotina de trabalho no prédio central do órgão, em Petrolina, como faz diariamente. Mas depois do último dia 29 de novembro, não tem sido fácil. Tudo porque ele ainda assimila um feito que corre paralelo à sua profissão.
Músico há 25 anos, Sérgio arrebatou na referida data o prêmio do Festival Sesi/edição regional, na categoria ‘Composição Inédita’. O evento aconteceu no auditório da Casa da Indústria, do Sesi Recife, e reuniu na final 20 concorrentes.
Foi a terceira vez que Sérgio participou do festival. Nos dois anos anteriores, não logrou êxito. Mas desta vez foi diferente. O músico passou pela fase de pré-inscrição, juntamente com 105 inscritos. Após essa etapa, 40 músicos foram para a semifinal, que afunilou para 20 finalistas.
Entre os jurados estavam nomes como Maestro Spok e Maciel Melo, o que aumentou ainda mais a insegurança de Sérgio, após dois fracassos no festival. Mas o próprio Maciel Melo – hoje radicado no Recife, mas com raízes em Petrolina – fez questão de tranquilizá-lo. “Ele passou por mim e disse: ‘botasse pra arrombar, eu só dei dez pra tu e pra outro’”, lembra Sérgio. Quando foi anunciado vencedor, o músico transbordou toda sua emoção. “A ficha vai caindo aos poucos”, detalha Sérgio, que comemorou o feito ainda no Recife com sua noiva, a qual inclusive trabalha com ele nos Correios de Petrolina.
Incentivo
Uma das colegas de Sérgio, a gerente regional Emiliana Pereira chegou a conviver profissionalmente com ele na agência de Petrolina durante quatro anos. Para ela, a conquista de Sérgio não foi nenhuma surpresa para a equipe. “A música está no sangue dele, é a marca registrada de Serginho”, garante. Em 2011, ele já tinha conseguido emplacar uma canção no Festival Edésio Santos, em Juazeiro. Mas pela insegurança, acabou desistindo. Com o resultado no Festival Sesi, Sérgio se sente novamente incentivado a alçar voos. O próximo desafio, segundo ele, é o Festival do Cangaço, que acontecerá este mês em Serra Talhada (PE), no Pajeú.
Parabéns Ricardinho pelo prêmio, vc merece muito mais, que os seus sonhos sejam todos alcançados. Mais um cantor da Cohab II, esse bairro exala música e cultura, assim como Ricardinho temos: Maviael Melo, Maciel Melo, Marcone Melo, Mariano, Tico Seixas …..
Muito simpático e prestativo.
Meu querido Ricardinho, meus parabéns pelo seu talento, perseverança e bondade como pessoa.
Premio mais que merecido. Para quem sempre teve perseverança, sempre persistiu, nunca desistiu, ainda que tenha encontrado dificuldades. Um forte abraço meu amigo Sergio Mafra, “gatinho dourado”. JB