Agentes Comunitários de Petrolina receberão curso intensivo

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2009 às 20:28

002Mais de 400 agentes comunitários de saúde se reuniram hoje (06) no bairro Antonio Casimiro em Petrolina com o prefeito Julio Lóssio. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACOSAP). Na pauta de discussões, temas como: lançamento do curso de capacitação, política salarial, produtividade e melhoria no atendimento de saúde no município. 

Dentre os benefícios, para os agentes comunitários, Lóssio anunciou a liberação dos recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização do curso intensivo que terá duração de 15 dias com oito horas diárias de aulas teóricas e práticas.

De acordo com o prefeito o curso vai preparar melhor os agentes, mas a coordenação vai cobrar frequência, disciplina e respeito aos horários e participação nas aulas. A prefeitura está contratando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para ministrar o curso. 

Outra novidade é que os agentes vão poder atuar com melhores condições de trabalho, utilizando aparelhos como estestocópio, tensiômetro e palmtop. Eles vão poder aferir pressão arterial, fazer testes de glicemia, por exemplo. Após o curso, os agentes comunitários irão se submeter a uma prova, mas a avaliação é apenas para escolher os coordenadores de área. Os que obtiverem as melhores notas serão os escolhidos para a coordenação. 

O prefeito acertou com os participantes que no novo trabalho, cada agente terá que cumprir uma meta de visitar 150 domicílios por mês. Os que atuam no interior cumprirão a mesma meta e terão as condições para se locomover. 

Com informações/foto: Ascom PMP

Agentes Comunitários de Petrolina receberão curso intensivo

  1. antonio sá disse:

    Em tempos de crise idéias como essa ajudam a minimizar o grande câos em que se encontra a saúde em nosso pais,boa sorte aos agentes comunitários,o trabalho de vocês é muito importante para todos nós.

    Um abraço a todos

  2. Dr. Aluilce Vasconcelos disse:

    Em Juazeiro os Agentes já iniciaram o referido curso.
    Capacitações são sempre bem-vindas. Conhecimento (vulgo “saber”) é o que falta a nossa população.
    aluilce@spfc.com.br

  3. Sérgio Daniel da Silva Filho disse:

    Apoiamos toda iniciativa voltada ao beneficio dos profissionais Agentes de Saúde…

    A missão da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS é buscar meios para o cumprimento da Emenda Constitucional n.º 51/2006, que assegura aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias uma relação estável com o poder público. Os municípios são obrigados a considerar os processos seletivos como concurso público e, ao mesmo tempo, reconhecer vínculos empregatícios.
    A MNAS apoia toda e qualquer iniciativa que favoreça os agentes de saúde. Estamos presentes em todos os estados da federação brasileira por meio de nossa rede de voluntário. Para saber mais sobre nossas ações e trabalhos em prol da categoria visite o site http://www.mobilizacaonacional.kit.net se desejar ter acesso a informações atualizadas diariamente visite o Blog da Mobilização http://www.mobilizacaonacional.kit.net/blog

    Um grande abraço,

    Sérgio Daniel da Silva Filho
    Comunicação MNAS
    sergiomnas@gmail. com
    http://twitter.com/AgentesdeSaude
    http://www.mobilizacaonacional.kit.net/blog

  4. Artur Virgílio disse:

    Ações como estas fortalecem o bom serviço prestado à população pelos agentes de saúde.
    O caminho não pode ser outro.
    Não se pode apenas buscar solução para o Hospital de Traumas e HDM, tem que se investir na prevenção, e ACS é prevenção.
    Agindo assim, o prefeito aclara, ainda mais, a sua intenção de tirar da UTI (de muitos anos) a saúde de Petrolina.
    Parabens prefeito, parabens agentes comunitários, parabens Carlos Brito, pela publicação desta nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Coelho só apoia Coelho, quando ela procurar outro grupo talvez consiga chegar lá. Com os votos dos otários, por que…