Agentes de saúde concursados estão revoltados com a prefeitura: “Eles agiram de má fé”

por Carlos Britto // 21 de junho de 2012 às 15:31

Dezenas de agentes de saúde concursados em Petrolina não escondem a revolta depois que receberam, na manhã de hoje (21), a informação de que não poderão tomar posse de seus cargos. Eles alegam que, mesmo existindo vagas ociosas no município, a prefeitura estaria lhes negandoo direito de trabalhar.

Em 2008 o município realizou um concurso público oferecendo 120 vagas, das quais foram convocados 118 agentes. Logo após o concurso, alguns empossados desistiram dos cargos, assim novas vagas surgiram e a secretaria convocou mais 56 suplentes. O problema é que muitos suplentes ainda não foram convocados, mesmo existindo vagas disponíveis no município.

De acordo com a presidente da associação de agentes comunitárias de saúde de Petrolina, Elizete de Souza, um levantamento feito em 2011 apontou a necessidade de 62 agentes, mas segundo ela, a prefeitura diz não poder empossar os suplentes.

Em 2011 foi feito um remapeamento das áreas que estavam descobertas, então surgiram mais 62 vagas, destas vagas 32 agentes estão aptos a assumir. Fizemos toda a documentação, viemos até a secretária, que demorou para dar a resposta e disse apenas que não poderia empossar estes suplentes por conta da responsabilidade fiscal do município, mas nós sabemos muito bem que na saúde não existe Lei de Responsabilidade Fiscal. Há as vagas, há os suplentes, e simplesmente o prefeito não quer contratar estes novos agentes”, explicou Elizete.

Os profissionais estão ainda mais revoltados com o anúncio tardio de que não serão empossados. Segundo Elizete, a resposta da prefeitura só foi dada nesta quinta-feira (21), sendo que o prazo de validade do concurso se encerra na próxima segunda-feira (25). “Eles agiram de má fé com a gente, deixaram para nos dar esta resposta só agora, quando não teremos mais tempo para recorrer na justiça, porque o prazo de validade já termina na próxima segunda”, desabafou Elizete.

Justiça

Para ela, quem mais sofre com a falta de agentes de saúde é a população. “Quem sofre com tudo isto é a comunidade. Então como é que as pessoas vão recorrer em busca de saúde, se não têm nem a quem recorrer? o discurso é que os agentes de saúde são a porta de entrada da saúde. E agora?”, reclamou.

Elizete disse ainda que a partir de agora os suplentes vão buscar uma forma de recorrer na justiça. “Infelizmente a prefeitura deixou a gente de mãos atadas, porque nos deram esta resposta já em cima da hora e o tempo é curto. Ficamos lá de sete da manhã até meio-dia. A própria secretária tinha dito que íamos tomar posse, mas agora vem isto”, lamentou. A redação já entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para buscar um posicionamento.

Agentes de saúde concursados estão revoltados com a prefeitura: “Eles agiram de má fé”

  1. Dilma Gomes disse:

    esse e prefeiti… de petrolina saude em primeiro lurg…

  2. amaury disse:

    Francamente.Eu visito e participo desse blog há um bom tempo,mas só agora estou percebendo que o mesmo é um inimigo ferrenho desse prefeito.

  3. Marcelo disse:

    A mesma história disseram para o concurso da Guarda Municipal, onde existem mais de 90 cargos vagos!!! Eles disseram que não podem chamar mais do que os 15 por causa da Responsabilidade Fiscal… então porque pinóia estes secretários incompetentes não planejaram já todo o quantitativo necessário??? REVOLTANTE!!

  4. Ana Paula ACS Pedra Linda disse:

    É lamentável isso… Sabemos que as vagas existe, a SECSAU tem esse conhecimento pois a mesma pediu o remapeamento das àreas e viu a necessidade. Estamos com um deficit de 3 ACS’s “aproximadamente” e temos somente duas suplentes, a equipe de saúde do meu Bairro e de tantos outros continuará sendo obrigada a dar assistência com as equipes incompletas que resultará numa precariedade maior do serviço, pois sabemos que os problemas que aflingem a SAÚDE são grandes, porém que alguns deles é de fácil resolução quando se trata de uma situação como esta; Aqui bairro vizinho sofre com a falta constante de informações e cobram da nossa Unidade a presença de um Agente Comunitário de Saúde no seu bairro. Temos um papel importante e primordial na comunidade, pois somos nós que estamos próximos das famílias conhecendo a realidade de cada uma delas. Nós, que trabalhamos tanto para diminuir os índices de morbidade e mortalidade da população através da PREVENÇÃO, PROMOÇÃO e RECUPERAÇÃO da saúde, mesmo muitas vezes sem condições alguma ou adequada de trabalho somos capazes de obter bos resultados pois criamos meios para que ele aconteça, mas infelismente a gente se depara com colocações absurdas de “valores a serem pagos” na efetivação de mais profissionais como se o município fosse ter algum prejuízo. Quando se trata de SAÚDE todo investimento é válido principalmente na efetivação de mais profissionais, o município só ganharia com isso pois sua população seria bem atendida e com certeza seria indicutívelmente a mais beneficiada.

  5. Ricardo disse:

    ELE NAO CONVOCA PQ SEUS CARGOS JA FORAM OCUPADOS SEUS BESTAS, ACIONEM O MINISTERIO PUBLICO PQ ISSO EH CABIDE EMPREGO, OU VCS NAO SABEM QUE QUEM EXECUTA OS CONCURSOS PUBLICOS DE PETROLINA E A FACAPE SUBORDINADA DA PREFEITURA!

  6. REGIS disse:

    ESSE AI E O PREFEITO QUE DIZIA A SAUDE EM PRIMEIRO LUGAR.MAS QUE NADA É FOLIA EM PRIMEIRO LUGAR,ELE SÓ PENSA EM FESTA PARA REELEGER.
    ESSES PREJUDICADOS DE FAZER UMA MOVIMENTAÇÃO EM FRENTE AO CHIQUEIRO DO PREFEITO.CHEGA JULIO VC JA FOI RUIM DE MAS!

  7. Miguel do laboratório disse:

    O trabalho das ACS´s é de fundamental importância para o bem está das pessoas nas comunidades, precisamos duplicar a quantidade de ACS ou melhor ter cobertura em todas as áreas na zona urbana e rural de nossa cidade.
    Investir em R H, capacitar profissionais, dar melhores condições de trabalho ao funcionário, investir na saúde é ter resultado positivo para o bem estar de uma sociedade.
    O município só ganharia com isso pois sua população seria bem atendida e com certeza a mais beneficiada.
    INFELIZMENTE O PODER SÓ PENSA EM VOTOS??. FESTAS……
    Um forte abraços agentes de saúde, a esperança está de volta.

  8. henrique souza disse:

    “As pessoas em primeiro lugar” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários