Representante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs) na Casa Plínio Amorim, o vereador Manoel da Acosap confirmou a este Blog que a categoria vai engrossar a mobilização nacional marcada para esta quarta-feira (18) em todo o país.
Na cidade, Manoel informou que reunirá, nessa data, a partir das 8h, os profissionais numa assembleia que acontecerá na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (Acosap), no Bairro Antonio Cassimiro, zona norte da cidade. Na reunião a entidade deverá aprovar a minuta do Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria.
Em seguida os agentes deverão sair em caravana até a sede da prefeitura, na Avenida Guararapes, Centro da cidade. “Iremos ao gabinete do prefeito Julio Lossio protocolar a minuta do Plano de Cargos e Carreira, que tem de ser aprovado o mais urgente possível, porque a lei federal já prevê há mais de dois anos a elaboração do Plano de Cargos e Carreira municipal, que até agora não foi elaborado”, frisou.
Manoel da Acosap disse estar ciente de que o PCC dos agentes comunitários será impossível ser aprovado este ano, devido à legislação eleitoral. Ele explicou, no entanto, ser necessário que o documento tramite na Procuradoria Geral do município e na Secretaria de Administração, para que no próximo ano – independente de quem seja o prefeito – o projeto de lei referente à matéria seja elaborado e enviado para votação na Casa Plínio Amorim. O vereador estimou que, no máximo em 130 dias, o projeto, depois de pronto, seja enviado ao Legislativo Municipal.