Mais de 170 agentes de combates às endemias e comunitários de saúde de Petrolina participaram do curso técnico “Saúde com Agente”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento de formatura aconteceu no auditório de uma faculdade particular, na última sexta (15), e reuniu profissionais da saúde e representantes políticos.
De acordo com a prefeitura, o trabalho desenvolvido pelos agentes na cidade está firmado nas visitas domiciliares, acompanhamento, orientações, assim como repassar instruções de como eliminar focos do Aedes Aegypti, vetor transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Agora, após essa formação, os profissionais poderão atender ainda melhor a comunidade. Isso porque eles foram capacitados para aferir pressão, verificar a glicemia e saturação de oxigênio dos pacientes, proporcionando um atendimento ainda mais completo para os petrolinenses.
O secretário de Saúde, João Luís Nogueira, descreve a importância de qualificar os profissionais que são a ponte dos serviços entre a saúde e a comunidade. “É com muita alegria que estou aqui participando desse encerramento de quase um ano de curso dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Tenho conversado com o prefeito Simão Durando e, juntos, propusemos como meta o aprimoramento dos profissionais no ambiente de trabalho, na saúde não está sendo diferente. Estamos investindo em formação com o objetivo de ofertar um serviço de cada vez mais qualidade para as pessoas da cidade. Não tenho dúvidas que teremos mais um ganho na assistência prestada aos moradores desta cidade”, destacou.
Fizeram o concurso pra agente de endemias e foram 308 aprovados e só convocaram 6 pessoas e depois não convocou mais ninguém e o concurso foi feito em 2018 e saiu o resultado em 2019.Deveria convocar o restante dos aprovados.