Agentes de saúde pedem novo piso salarial para categoria

por Carlos Britto // 06 de julho de 2011 às 18:35

Agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o país pedem a aprovação de diversos projetos de lei que tramitam na Câmara de Deputados desde 2009, que tratam da regulamentação da profissão e do piso salarial da categoria.

A categoria reivindica que o piso seja fixado em dois salários mínimos, cerca de R$ 1 mil. O governo propôs 1,4 salário mínimo e alega que o percentual de 0,6 a mais que o grupo pede geraria um impacto de R$ 1,7 bilhão por ano no orçamento.

A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) oferece como solução para o problema um escalonamento no reajuste. Os agentes passariam a receber 1,4 salário mínimo a partir da aprovação do projeto com o reajuste de 0,2% de salário mínimo anual durante os três anos seguintes, para chegar à diferença pedida pela categoria.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o Brasil tem hoje 298 mil agentes de saúde. A entidade pede a aprovação da Emenda 29, que trata de mais repasse de recursos para a saúde. ( Com informações da Agência Brasil/foto reprodução Google)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários