Agora é hora só de torcer

por Carlos Britto // 12 de junho de 2014 às 08:29

futebolNo ano passado o Brasil assistiu, atônito, a uma onda de protestos por investimentos do governo federal em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.

Uma parte dessas manifestações, legítima, diga-se de passagem. Mas houve espaço também para os oportunistas de plantão, os vândalos mascarados que em nada contribuem para o debate. Na ocasião, até ameaças de que não haveria Copa do Mundo foram jogadas a público.

Pois bem, a Copa chegou. E vai ter Copa, sim. O momento até não deveria ser esse, mesmo. Mas agora não é hora de protestar. É hora de torcer.

Se há outras prioridades no país, nenhum irmão ‘gringo’ tem culpa disso. Quem vem de fora, vem porque o Brasil decidiu sediar pela segunda vez uma Copa do Mundo. Os estrangeiros querem, além de torcer por suas seleções, curtir a beleza dos rincões brasileiros e reverenciar a hospitalidade do nosso povo.

Não convém, nesse momento, macular a imagem do país – que já não é das melhores lá fora, em relação à segurança pública, por exemplo. Pelo contrário, o momento é de ratificar a nossa fama de receber bem os turistas. Nisso, somos bons, além do futebol. Por que colocar tudo a perder agora?

Se os estrangeiros levarem uma boa impressão do país, certamente voltarão em outras ocasiões, e trarão mais gente com eles. Problemas como saúde e educação precárias são só nossos.

O melhor protesto contra isso, como já foi alardeado pelas redes sociais, é nas urnas em outubro. Agora, é torcer pelo hexa. E cobrar essa conta em breve.

Agora é hora só de torcer

  1. Dreda disse:

    Dizer que agora é hora só de torcer, e que temos que protestar só nas urnas, equivale a dizer que estamos satisfeitos com nossa situação e que não queremos mudança. Esperar mudanças fazendo as mesmas coisas que se fez durante 514 anos, é a definição de loucura (ou burrice). Não digo que não torcerei pela Seleção, mas me parece muito mais importante passarmos para os estrangeiros a imagem de que não queremos ser trouxas do Governo, e que exigimos respeito, do que se preocupar em (continuar a) receber bem os turistas. Quem fala isso, mesmo que inconscientemente, está dizendo que devemos continuar escondendo nossos problemas e vivendo de esperanças, sem lutar por isso. Em vez de se preocupar em macular a imagem do País, devemos nos preocupar com que imagem queremos da nossa amada Pátria. A visibilidade mundial que a Copa traz é o momento perfeito para reivindicarmos melhorias para o País. Pense nisso.

  2. Luciano Menezes disse:

    “Protesto nas urna” Que ideia irracional que muitos repetem como papagaios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários