Agricultor é pioneiro no cultivo da uva em Orocó

por Carlos Britto // 18 de agosto de 2009 às 19:43

uvaaaaaaa1 No Perímetro Irrigado Brígida, localizado no município de Orocó (PE), que fica a 145 quilômetros de Petrolina, o técnico agrícola Ítalo Isaías Campos resolveu testar a cultura da uva na sua propriedade. A decisão pode estar abrindo caminho para um projeto pioneiro no município.

Ítalo Campos administra o lote nos moldes da agricultura familiar, dividindo o trabalho na propriedade com o pai e o irmão, que também realizam todas as atividades, que vão desde a preparação da terra, cultivo, colheita, até a comercialização.

Com o assessoramento técnico da Codevasf, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Ítalo plantou cerca de 500 mudas de uvas das variedades Itália Melhorada e Benitaka Brasil, em uma área de meio hectare.

Esta é a primeira safra deste plantio de uva. A previsão da colheita é para o próximo mês de setembro. O técnico agrícola admite que está esperançoso com o plantio. “Não pudemos implantar uma área grande de uma só vez e resolvemos começar aos poucos. Estamos esperançosos com a colheita, pois os cachos se desenvolveram bem, o clima ajudou bastante”, conclui Ítalo.

Com informações e foto: CM Codevasf

Agricultor é pioneiro no cultivo da uva em Orocó

  1. GUSTAVO BIONES - Vereador do Município de Orocó-PE disse:

    É com enorme satisfação que, parabenizo o técnico agrícola Ítalo Isaías Campos, inovador na técnica de cultivo da uva no nosso município de Orocó, será com o incentivo de sua experiência que chegaremos a níveis avançados de ampliação do cultivo da fruticultura irrigada na nossa agricultura local.

    Continue sempre assim, são as palavras de seu vereador Gustavo Biones – PSB

  2. SANDRO SANTOS - TÉCNICO AGRÍCOLA disse:

    Desde 2004,após ter tido oportunidade de prestar serviços de ATER no Distrito de Irrigação Nilo Coelho,que pude ver o potencial e a importancia sócio -econômica da cuiltura da UVA,não só para os grandes produtores mais param uitos pequenos ORGANIZADOS,tanto em relação a rentabilidade liquída e rápida, como principalmente na grande capacidade de geração de EMPREGOS diretos e indiretos,que um simples hectare de UVA gera,tudo isso nos levou a incluir na realização da FESTA DA AGRICULTURA DE 2005, o tema” CULTURA DA UVA PENSANDO NO FUTURO”,onde com o apoio do SEBRAE troxemos consultores, e embora demorado mais hoje,graças a muito esforço,dedicação e terserverança do IRMÃO ÍTALO,com o apoio técnico de toda equipe de ATER do Projeto Brígida – PLENA – CODEVASF, está aí as primeiras amostras de que no projeto Brígida se existe o mesmo potencial de solo,clima e ÁGUA,esse ultimo por enquanto ainda fornecido de GRAÇA pela a CHESF.
    PARABÉNS ÍTALO,não somente pelo o pioneirismo,mas pela a visão EMPREENDEDORA….
    SANDRO SANTOS
    TÉCNICO AGRICOLA EXTENCIONISTA
    E ASSESSOR PARLAMETAR DEP.EST. ISABEL CRISTINA – 2010

  3. nilson de catarina disse:

    Deixo aqui um parabens a este menino italo que aí estar provando a sua capcidade como tec. agrícola e que nos moldes da política de nosso municipio sua oportunidade de trabalho nunca foi alcançada por ele.
    Sendo assim fica para aqueles que aqui alcançam esta porta de informação
    que reflitam uma política seria e digna para os ítalos do projeto brigida e todo municipio de oroco.

  4. isaias landim disse:

    Parabens Italo e seu Iramão que esqueci o nome, pelo sucesso que foi a primeira safra de Uva. Tive o prazer de acompanhar a Area desde da Poda ate proximo a colheita. Foi de grande importancia para o inicio de minha carreira como TECNICO AGRICOLA, foi meu primeiro trabalho, como estagiario, junto a Equipe de ATER-Brigida. Que Deus continue te abençoando sempre e que seu projeto cresça cada vez mais…………….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários