Agricultores de Juazeiro (BA) passaram por uma capacitação com objetivo de ensinar o passo a passo para a aquisição da Certificação Orgânica Participativa com representantes da Horta Comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB) do município.
A capacitação intitulada ‘Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa’ apresentou a metodologia e os cuidados nas áreas para a aquisição do selo e a documentação necessária para o processo. A iniciativa consiste em uma alternativa de autocertificação realizada pelos próprios empreendimentos nos espaços de produção.
A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa é uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).