Agricultores de Juazeiro, Uauá e Curaçá trocam experiências em encontro nacional na Paraíba

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2013 às 20:28

agricultores norte BahiaTrabalhadores rurais de Juazeiro, Uauá e Curaçá, no Norte da Bahia, participam desde a última segunda-feira (28), em Campina Grande (PB), do 3° Encontro Nacional de Agricultores e Agricultoras Experimentadores do Semiárido. O evento, promovido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), reúne na cidade paraibana mais de 260 participantes dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

Sob o tema “Guardiões da Biodiversidade – Cultivando Vidas e Resistência no Semiárido”, o evento possibilita aos agricultores conhecerem diferentes experiências de produção familiar agroecológica.

Acompanhados por representantes do IRPAA, a comitiva de agricultores da região aproveitou o evento para também mostrar um pouco de seus experimentos produtivos na lógica da convivência com o semiárido no norte baiano.

O evento contou ainda com visitas dos participantes às regiões do Cariri, Curimataú e Borborema, que se basearam em quatro temas: sementes e diversificação produtiva dos cultivos; quintais produtivos; manejo agroflorestal das caatingas; e criatórios no semiárido (potencial forrageiro, manejo alimentar dos rebanhos e das raças nativas). Ao final do encontro, nesta quinta (31), os agricultores e representantes de organizações voltadas a projetos de convivência com o semiárido discutiram com representantes de órgãos de desenvolvimento regional formas de estruturar melhor esses projetos em prol de milhões de famílias sertanejas, que procuram meios alternativos de viver com um mínimo de qualidade na região. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários