Um leitor relatou ao Blog a grande quantidade de descarte de sacos de cebola no Distrito Industrial, próximo ao bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA). Segundo ele, as cebolas estão em estado perfeito de conservação e adequadas para consumo, mas foram abandonadas pelos produtores como consequência da baixa rentabilidade da atividade agrícola e da queda nos preços de comercialização, que não chega a cobrir os custos de logística.
A Bahia é o segundo maior produtor de cebola do Brasil. De fato, a queda no preço é provocada pela alta oferta de cebola no mercado. Com excesso de produto, os preços caem e a operação de venda não compensa para os produtores, que acabam jogando a cebola fora – o que, diga-se de passagem, também não justifica tal atitude.
Preços não cobrem custo realmente produtor sem renda está safra no sul estamos assim tbm
Sou agricultor e tem que descartar mesmo o certo é deixa no campo e passar grade diminui o prejuízo mas depois de colhido não tem o que fazer… porque não tem mercado infelizmente.
Na Argentina também temos cebolas sendo jogadas fora pelo mesmo motivo Brasil não tem consumo infelizmente
Pensei que essa cena não iria maís se repetir em nossa cidade, tal desperdício é fruto da falta de planejamento de nossos produtores que só visam lucro, quando a cebola da preço todos plantam sem pensar na cebola de outros estados que aqui chegam, esse é o fato. Cadê os órgãos de assistência técnica do governo do estado que atuam na região??