Pelo menos 27 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Curaçá e Sento Sé, no Norte da Bahia, vão se reunir nesta quinta-feira (28) para receber o certificado de renovação da certificação orgânica das suas produções. A cerimônia acontecerá às 17h no espaço da feira de orgânicos e agroecológicos do Armazém da Caatinga, localizada na Vila Bossa Nova, Orla II.
O selo participativo a ser entregue ao grupo de agricultores que compõe o Pré-núcleo Sertão do São Francisco é fornecido pelo núcleo de certificação orgânica participativa Raízes do Sertão, o qual faz parte da Rede Povos da Mata – única certificadora orgânica participativa credenciada da Bahia.
Para ter direito ao selo de produto orgânico, os agricultores baianos precisaram cumprir uma série de exigências, a exemplo do não uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos na produção, higiene e limpeza no manuseio da produção e no preparo dos alimentos para comercialização nas feiras locais.
Além disso, eles participaram de diversas capacitações e passam por fiscalizações criteriosas no decorrer do ano para assegurar a conformidade da produção, de acordo com as diretrizes e exigências da categoria de orgânicos no país.
A programação do evento, que é aberto ao público, contará também com a apresentação de novos agricultores que têm interesse em certificar sua produção de hortaliças, frutas e legumes. No espaço onde acontece semanalmente a feira de orgânicos, haverá mais barracas aumentando a diversidade da oferta de produtos.
Formação
Na sexta (29), o grupo de agricultores se reunirá na sede rural do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) para participar de capacitação em diversas técnicas e tecnologias, como a prática sobre os microrganismos eficientes; criação de minhocas para produção de humus; e biocalda e nutrição de plantas e estratégias de mercado. O evento é uma realização do Pré-núcleo Sertão do São Francisco, com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, Rede Povos da Mata, Núcleo Raízes da Terra, do Irpaa e Coopervida.