Mais de 500 kits de caráter produtivo estão sendo disponibilizados nesta semana para municípios de três regiões de Pernambuco, em continuidade às entregas que vêm sendo realizadas pelo Governo, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA). Desta vez os contemplados são os agricultores familiares de Terra Nova, Sertão do São Francisco, com 100 kits; Exu, no Araripe, com 250 kits; e Altinho, no Agreste Central, com 200 kits.
A entrega em Terra Nova aconteceu nesta quarta-feira (8), enquanto Exu receberá os equipamentos no dia de hoje (9) e Altinho na sexta (10). No total, serão distribuídos 15.500 kits aos beneficiários do Programa ‘Pernambuco Mais Produtivo’, em 87 municípios do Agreste e Sertão do Estado. Até o momento, as entregas somam 9.325 kits.
Contratado através do convênio 012/2011, o Caráter Produtivo faz parte do Programa ‘Segunda Água’ (Cisternas Calçadão), financiado com recursos do Governo Federal – via Ministério de Desenvolvimento Social, que tem como convenente o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF/SARA). O Caráter Produtivo tem a função de estruturar a produção de alimentos e forragem animal. A Cisterna Calçadão, neste convênio, é acompanhada do Caráter Produtivo, que tem um investimento médio de R$ 26 milhões e será entregue para cada beneficiário que recebeu a cisterna. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com três itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros).
Para a próxima semana está prevista a entrega de mil máquinas, nos seguintes municípios: Saloá (125 kits, no dia 14 de agosto); Lagoa dos Gatos e São Bento do Una (respectivamente 125 e 275 kits, no dia 15 de agosto); Jatobá (150 kits, no dia 16 de agosto) e Floresta (200 kits, no dia 17 de agosto).