Mais de 1 milhão de raquetes de palma foram distribuídas para mil famílias de pequenos agricultores, de janeiro a agosto deste ano, em dez Territórios de Identidade da Bahia. A ação faz parte do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, executado pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A meta é distribuir 24 milhões de mudas de palma forrageira até 2017.
O Projeto tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da caprinovinocultura. “A distribuição dessas raquetes aos agricultores familiares contribui para implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho bovino, caprino e ovino, no período de estiagem”, explica Marcelo Matos, superintendente da Suaf.
A palma é uma planta forrageira rica em energia e muito resistente à seca. As mudas estão sendo produzidas em seis Estações Experimentais da SDR. Esta primeira remessa saiu das estações de Utinga, Nova Soure, Jaguaquara e São Félix do Coribe.
“Esse projeto é muito importante, pois aqui no período seca os animais não podem passar fome. Sem o recebimento destas palmas teríamos que comprar o que seria muito complicado para nós”, afirma o agricultor familiar Anatólio Cerqueira, integrante da Associação Comunitária de Estrela, em São José do Jacuípe, território Bacia do Jacuípe. De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar Animal, Roberta do Valle a distribuição de mudas de palma forrageira, resistentes à praga conhecida por ‘Cochonilha do Carmim’, garantirá que grande parte dos agricultores familiares do semiárido baiano possuam uma área de palma adensada em sua propriedade, o que contribuirá para o bom desempenho dos animais durante todo o ano. As informações são do Governo do Estado. (foto/divulgação)