Com a proposta de conhecer as formas de produção, processamento e comercialização da mandioca e seus derivados e, agregar valor ao produto, cerca de 40 agricultores e agricultoras familiares da zona rural de Petrolina e técnicos participaram do interc6ambio de mandiocultura, realizado em Cruz das Almas, na Bahia, entre os dias 18 e 20 de novembro.
O evento é resultado da parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), prefeitura municipal, Embrapa Semi-árido (Petrolina), Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas), Sebrae e Conselho de desenvolvimento rural sustentável.
Na unidade da Embrapa, em Cruz das Almas, os agricultores visitaram a agroindústria de farinha de mandioca, o Banco de Germoplasma e o plantio da mandioca, no Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura (CNPMF), que possui mais de 2 mil variedades da planta.
Além das visitas, eles assistiram a palestras sobre as potencialidades e alternativas da mandioca e seu uso na alimentação humana e animal e, prática de fabricação de farinha de mesa e goma.
Os visitantes conheceram ainda a casa de farinha da família de José Carlos Mendonça, na comunidade rural de Cadete, onde trocaram experiência com o agricultor, que aos 30 anos já se destaca no município baiano como produtor e fornecedor de uma diversidade de beijus tradicionais e coloridos, com sabores de cebola, queijo, abacaxi, goiaba, maracujá, entre outros.
eu tb participei pela associaçao de ico de né gomes como tec agricola foi de bom aproveito, apredemos que agricultura familiar so tem aganha com isso ajudarar bastante na produçao de mandioca e com esse intercambio so temos a aprender e fortalecer a nossa agricultura aqui na regiao.