O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) em Juazeiro (BA) está realizando uma atividade com 54 propriedades familiares, localizadas em 24 comunidades rurais, assessoradas pelo projeto, nos seis municípios de atuação: Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Uauá.
A ação tem o objetivo de levantar informações sobre potencialidades, experiências exitosas, identificar as dificuldades da UPF, relação social de gênero e divisão do trabalho, para que assim, possa ser elaborado um planejamento para contribuir com o sistema produtivo que a família mais se enquadra.
Para isso, são realizadas as seguintes ferramentas metodológicas participativas: caminhada transversal pela propriedade, identificando as estruturas e os subsistemas produtivos; elaboração de um mapa da propriedade feito pelos membros da família; e uma linha do tempo com marcos históricos da família, a partir da chegada à propriedade.
O projeto Ater Agroecologia, financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) iniciou em setembro de 2020 e segue até setembro de 2023.