Entre os setores da composição do Produto Interno Bruto (PIB), o agronegócio teve o melhor desempenho no ano passado, marcando crescimento de 4,9% no acumulado do ano passado. Mas não é de se comemorar.
“O primeiro semestre do ano passado segurou a performance do setor nos 12 meses, mesmo com o desempenho negativo no segundo semestre”, disse o diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães. “Apesar dos números aparentemente melhores, o 2013 só foi positivo pela base comparativa fraca que é 2012, com todo o ônus da mais severa seca dos últimos 50 anos. O crescimento, inclusive, não foi suficiente para repor o fracasso do setor naquele ano”, ressaltou.
O presidente da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, acredita em um ano de safra melhor para 2014, que deve mobilizar o setor positivamente, como marcaram os pontos pernambucanos que possuem irrigação, como é o caso de Petrolina e cidades do entorno. Mas o fluxo que vem do setor não fornece o melhor ambiente.
O último levantamento do ano passado, que marca o quarto trimestre, apresentou decréscimo de 5,4%, índice formado pelas reduções de 7,4% na pecuária e de 4,4% na agricultura. As maiores quedas ocorreram nas lavouras permanentes (7%), por conta da baixa na produção de manga e banana. No mesmo sentido, as lavouras temporárias diminuíram 3,9% em razão do comportamento da das culturas de mandioca, milho e arroz.
Professores de Itaporanga, SE, ocupam sede da prefeitura
Greve foi iniciada no dia 24 de março.
Categoria pede pagamento das férias, retroativo e reajuste.
Do G1 SE
Comente agora
Há uma semana os professores da rede municipal de Itaporanga d’Ajuda deflagraram greve por tempo indeterminado. Eles reinvidicam o pagamento das férias que está atrasado há três meses, além do retroativo do reajuste do piso salarial de 2011, 2012 e 2013, e o reajuste de 2014 estabelecido em 8, 32%.
Para intensificar os protestos, os educadores ocuparam a sede da prefeitura na segunda-feira (31) como forma de pressionar para a abertura de um diálogo onde possam negociar as pautas da categoria.
saiba mais
MP ajuíza ação pública para garantir assistência aos pacientes do Case
Centro de Hemoterapia de SE convoca doadores de sangue tipos O e A
Inscrições para o concurso da UFS continuam abertas
“O projeto dos servidores foi assinado em Outubro de 2012, e até o momento nada foi feito, até agora só cumpriu com o pagamento dos triênios, o que nós queremos é a tabela salarial, a redução da carga horária, adicional noturno para os vigilantes, insalubridade e periculosidade”, explica José Roberto Alves, presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Itaporanga.
De acordo com a categoria, a população está insatisfeita com o tratamento dado aos professores, e a falta de investimento nas escolas que estão deterioradas. “As escolas estão prestes a desabar, escolas há mais de um ano paradas, a do povoado Taboca, todas com rachaduras, além desses problemas, as escolas estão com infestação de morcego que expõe as crianças às doenças”, reclamou Uilson de Meneses, diretor das bases municipais do Sintese.
e petrolina?