A Agrovale – maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia – foi homenageada na noite da última quinta -feira (16), em Salvador, com o prêmio ‘Empresa Amiga do Esporte’, através do programa estadual de incentivo ao esporte amador olímpico e paralímpico – FazAtleta. Referência regional no apoio à eventos esportivos a exemplo da etapa regional do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ CRI, Triathlon ‘Mãe Malvada’, Copa Vela Juazeiro de Windsurf e a Meia Maratona Tiradentes, a Agrovale recebeu a honraria como reconhecimento por desenvolver e fortalecer o esporte baiano em 2022.
Promovido pela primeira vez pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o prêmio, segundo o coordenador de Esporte da pasta, Gustavo Miranda, destacou 109 empresas, dos mais variados segmentos comerciais, de 37 municípios baianos, que apoiaram 169 projetos, sendo 144 de atletas, com 98 no masculino e 46 no feminino, de 20 modalidades, e 25 eventos esportivos. Além deles, três projetos foram voltados para atletas do paradesporto.
“Agradecemos a Agrovale pelo apoio e patrocínio a atletas e projetos esportivos na região do Vale do São Francisco, garantindo o sucesso da política pública de promoção de incentivo e desenvolvimento do esporte amador na Bahia“, ressaltou Miranda. A solenidade reuniu o vice-governador, Geraldo Júnior; a secretária nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral; e o secretário da Setre, Davidson Magalhães, entre outras autoridades,
Durante a ocasião também foi lançado o selo ‘Empresa Amiga do Esporte’, cuja certificação será anunciada na próxima edição. “Vocês estão participando de uma política pública inclusiva importante para a vida profissional desses jovens“, disse o vice-governador aos empresários presentes.
O programa
O FazAtleta foi criado em 1999, pela lei 7.539, e conta, ao longo dos seus 24 anos, com uma série de empresas parceiras no apoio aos atletas, às equipes e aos eventos. A participação das empresas ocorre por meio do desembolso de 20% do valor do projeto, tendo, como contrapartida, o abatimento de 80% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em 2022, o investimento do Estado, por meio do FazAtleta, foi de R$ 6 milhões.