O Ministério da Integração Nacional vai investir, ainda este ano, R$ 1,1 bilhão em 12 estados por meio do Água para Todos. O programa já foi implantado na Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amazonas e Rio Grande do Sul. Serão instaladas cisternas de placa e de polietileno, sistemas simplificados de abastecimento e pequenas barragens. As tecnologias serão implantadas em parceria com os governos dos estados e órgãos federais. A meta é beneficiar 750 mil famílias até 2014.
Em Pernambuco, nesta primeira etapa de execução, 122 municípios serão beneficiados, 56 do Sertão e 66 localizados no Agreste do Estado. Até 2013, mais de 900 assentamentos, comunidade quilombolas e indígenas terão água de qualidade para o consumo. Além disso, a população pernambucana já tem à disposição 5 mil cisternas de polietileno para abastecer suas casas.
“O objetivo do Água para Todos é unir tecnologias que se complementam para matar a sede da população, além de atender também o consumo animal. O foco principal é o semiárido do País, mas todas as regiões do Brasil farão parte do programa”, afirmou João Francisco Maria, coordenador do programa.
A estratégia de matar a sede da população com água de qualidade vai além. Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, assim como os sistemas simplificados de abastecimento, são promovidos cursos de Gestão da Água com a participação das famílias beneficiadas. Eles são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e recebem instruções para a manutenção dos reservatórios. As informações são da assessoria de comunicação do Ministério da Integração.